Blog

Salvador promove discussão sobre o uso da bicicleta

Ciclistas de Salvador se uniram e realizaram no dia 28 de março o primeiro encontro de usuários de bicicleta, o Ciclo Salvador. O encontro debateu propostas para melhorar as condições de uso da bike na capital baiana. O evento mobilizou a sociedade civil interessada, empresas e mais de 53 grupos de ciclismo de Salvador.

Um fórum permanente foi aberto para delinear uma estrutura organizacional mínima para atuação conjunta na busca de melhores condições para o uso da bicicleta e da mobilidade urbana em Salvador. “Muitos são os desafios, se entendido o papel fundamental da bicicleta também como veículo ideológico para construção de uma sociedade que ressignifique eticamente a vida comunitária”, disse o arquiteto George Almeida que fez um balanço do encontro.

O evento foi organizado pelo Coletivo Mobicidade Salvador, Bike Anjo Salvador, Amigosdebike Lucia Saraiva, ASBEB e Mural de Aventuras, e ainda teve a presença de representantes do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), da Prefeitura de Salvador, Conder e de órgãos reguladores como a TranSalvador entre outros, promoveu dinâmicas e debates que incentivaram a aproximação dos presentes e o intercâmbio de conhecimentos e experiências, com a complementaridade das atividades realizadas.

Os participantes elaboraram uma série de diretrizes que caberia atualmente para muitas cidades. Veja alguns deles:

– A definição de uma plataforma de comunicação para o inter-relacionamento dos ativismos do fórum;

– Busca de atuação com o poder público, com representatividade, por exemplo, na participação da elaboração do Plano Diretor da cidade em andamento;

– Quantificar cientificamente os ciclistas ativos na cidade.

Para mais informações sobre a cobertura do evento, acesse:

https://www.facebook.com/Mobicidadessa

Fonte: http://www.mobilize.org.br/

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest