Blog

Saiba mais sobre a influência do sódio na sua saúde – parte 3


Nos dois últimos posts falamos sobre a importância do sódio e também sobre os problemas ocasionados com o desequilíbrio dele no organismo. Hoje veremos mais sobre a importância da ingestão de água e dicas para manter o equilíbrio de sódio na sua dieta.

1. A ingestão de água
A ingestão da quantidade adequada de líquidos, em especial a água, colabora para o equilíbrio do sódio no organismo. Entretanto, é comum a substituição da água por outras bebidas, o que prejudica a hidratação adequada justamente por estas bebidas terem, em geral, mais sódio em sua composição.
É importante ressaltar que o sódio encontrado na água, como vimos, é importante para o organismo. Mesmo que na composição da água aparentemente haja um “alto teor” de sódio, a ingestão não é maléficas à saúde, pois ainda que fosse ingerida uma quantidade muito grande de água (seria necessário mais água do que a capacidade do organismo, por exemplo), mesmo assim não chegaria perto dos limites definidos pelos órgãos legais. Vale ressaltar que, se há a liberação do produto pela ANVISA, a água está adequada.
Em relação à quantidade a ser ingerida diariamente, recomenda-se em média 2 litros distribuídos ao longo do dia. Essa quantidade pode variar, mas é tida como um média para a hidratação adequada. Sucos e chás também contém grande quantidade de água, mas é importante destacar que não são substitutos. Já os refrigerantes, além de sódio, contém açúcar, e devem ser consumidos moderadamente.

2. Dicas para manter o equilíbrio do sódio
Além de observar o rótulo dos alimentos industrializados, a Anvisa orienta que o consumidor experimente os alimentos antes de adicionar mais sal. Isso porque, geralmente, eles já possuem sal adicionado durante a preparação. Outra dica é realizar a diminuição gradativa do sal nos alimentos. “Observa-se que o paladar se adapta à redução da quantidade de sal nos alimentos, por isso, essa redução gradual não vai afetar a percepção do sabor dos alimentos”, explica o diretor da Anvisa.
Existem também alguns alimentos que ajudam a eliminar o excesso de sódio do corpo, como por exemplo banana, linhaça, suco de uva, iogurte desnatado, melancia, laranja e cebola.
Já alguns alimentos devem ser evitados, como o macarrão instantâneo, os empanados (frango, nuggets), embutidos (hamburgueres, salsichas), salgadinhos e requeijão.

Fontes: Anvisa, Penan, Lenita Munhoz e Viva Saúde