Saiba como ser um consumidor consciente

No próximo domingo, dia 15 de março, é o Dia Mundial do Consumidor. Mas o que é um consumidor consciente? Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu, para fazer parte do grupo de consumidores conscientes é necessário equilibrar as necessidades individuais com o impacto socioambiental do consumo. Essa preocupação precisa estar presente em todas as etapas, desde a compra até o descarte de qualquer produto.

Para tornar este caminho mais fácil, o próprio Instituto Akatu dá uma série de dicas que podem ser colocadas em prática no dia a dia. O CicloVivo separou cinco delas. Veja quais são:

1. Evite produtos descartáveis

Na hora de ir às compras, evite incluir descartáveis na lista. Este cuidado não está apenas associado aos utensílios que serão usados em um churrasco ou festa, mas também aos equipamentos feitos com baixa qualidade. Tenha sempre em mente que nem sempre o produto com o menor preço é realmente o mais barato. Escolha sempre os mais duráveis e, de preferência, que tenham garantias e selos de cuidado ambiental.

2. Não desperdice

Planeje bem as compras antes de fazê-las. Isso vale para alimentos, roupas, eletrônicos e qualquer outro bem de consumo. Faça listas e analise se as coisas são realmente necessárias. Isso evitará o desperdício de dinheiro e de matéria-prima. Para os alimentos, aproveite-os em sua totalidade sempre que possível. Se não der, destine os restos à compostagem. Para os outros bens: não jogue fora o que está fora de uso, doe. Sempre tem alguém precisando daquilo que você já não quer mais. Quando não for possível doar e o descarte se tornar a única opção, faça-o adequadamente, destinando os resíduos à reciclagem.

3. Analise a procedência

Antes de comprar qualquer coisa, busque saber a procedência e leia os rótulos e etiquetas. Veja onde foram produzidos e se estão de acordo com as normas sociais e ambientais. Dê preferência à produção local, para valorizar a própria comunidade.

4. Aproveite os benefícios da tecnologia

Os equipamentos tecnológicos têm oferecido cada vez mais opções que devem ser aproveitadas. Já é possível pagar por músicas on-line, livros e revistas eletrônicas, cursos à distância, fotos digitais, entre outras coisas. Sempre que possível, prefira as opções virtuais, principalmente para itens que serão usados por tempo limitado e curto. Essa escolha pode poupar uma boa quantidade de matéria-prima.

Redação CicloVivo

plugins premium WordPress