Saiba como economizar água com pequenas mudanças de hábito


Ao lavar o carro e a calçada
Quem usa a mangueira durante 15 minutos para lavar calçada toda semana, desperdiça cerca de 280 litros, ou seja, 14,5 mil litros em um ano. Use vassoura e balde para diminuir o gasto.
O mesmo vale para lavar o carro: com uma mangueira comum, aberta durante 15 minutos, o gasto é de aproximadamente 370 litros. Com quatro baldes de 10 litros (2 para ensaboar e 2 para enxaguar), é possível fazer uma lavagem completa, economizando 330 litros.

Jardim
Ao molhar as plantas durante dez minutos, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Por isso, troque a mangueira pelo regador.
No verão, molhe as plantas logo pela manhã ou à noite, para que a perda de água pela evaporação seja menor. No inverno, é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com esses cuidados, você pode economizar até 96 litros de água por dia, ou mais de 35 mil litros por ano.

Piscina
Uma piscina de tamanho médio perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês devido à evaporação. Esse volume é suficiente para suprir as necessidades de água para beber de uma família de quatro pessoas, durante cerca de uma no e meio, considerando o consumo médio de dois litros/dia. Se você colocar uma cobertura na piscina, a perda de água por evaporação pode ser reduzida em até 90%.

Torneira da Cozinha
Ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja. Ensaboe todos os utensílios e só depois abra a torneira para enxaguá-los. Instale torneiras com aerador (aquela “peneirinha” na saída da água), para diminuir a vazão de água na cozinha, na área de serviço e nos banheiros.
Lavar louça durante 15 minutos com a torneira continuamente aberta gera o gasto aproximado de 240 litros de água. Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para cinco minutos, vai economizar até 160 litros de água. Caso lave a louça três vezes por dia, a economia diária chegará a 480 litros, ou 175 mil litros por ano.
A máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta, em média, 40 litros. Portanto, lembre-se de ligar o equipamento apenas quando estiver cheio.

Chuveiro
Um banho de ducha (chuveiro a gás) de 15 minutos consome cerca de 243 litros de água, caso a torneira esteja meio aberta.
Se você adquirir o hábito de fechá-la ao se ensaboar e reduzir o tempo de banho para cinco minutos, o gasto cai para 81 litros. Em um ano, a economia chegará a 59 mil litros, mais que o suficiente para suprir a necessidade de consumo de água de outra pessoa durante 12 meses. Já o chuveiro elétrico convencional consome, em média, 144 litros de água em 15 minutos.
Com chuveiro elétrico, um banho diário de 15 minutos gera o consumo anual de aproximadamente 52,5 mil litros. Se você reduzir o ritual para cinco minutos, a economia é de 35 mil litros por ano, o que daria para suprir a necessidade de água de 318 pessoas em um dia.
Se você espera a água esquentar antes de entrar no banho, deixe um balde embaixo do chuveiro e aproveite a água acumulada para lavar a louça ou o quintal.

Descarga e vaso sanitário
Uma descarga com válvula acionada durante seis segundos gasta cerca de dez litros de água. Usar o vaso como lixeira provoca um desperdício ainda maior, e, se a descarga estiver com defeito, o gasto pode chegar a 30 litros.
Prefira usar o sistema de bacia sanitária com caixa acoplada de acionamento seletivo, que gasta três ou seis litros, conforme a necessidade do usuário. O produto, encontrado na maioria das lojas de materiais de construção, é barato e de fácil instalação.

Torneira da pia
Quando você escova os dentes durante cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta aproximadamente 12 litros de água. Se fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água, pode economizar 11,5 litros.

Máquina de lavar roupa
No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. Já a lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos consome 135 litros, por isso lembre-se de usá-la somente com a capacidade total.
Outra dica para evitar desperdícios é aproveitar a água do enxágüe para lavar o quintal ou a área de serviço.

Vazamento
Adiar o conserto de uma torneira gera um desperdício considerável de água: uma gota perdida por segundo leva ao gasto desnecessário de 46 litros em um dia. Em dois meses, o desperdício chega a 2.760 litros, quantidade suficiente para lavar cinco quilos de roupa 20 vezes.
Estima-se que um buraco de dois milímetros no cano (o que equivale à espessura de um palito de dente) desperdice até 3.200 litros de água em um único dia.
No Brasil, o desperdício de água causado por vazamentos e ligações clandestinas atinge cerca de 45% de água tratada, ou seja, aproximadamente de 4,16 bilhões de m³ de água por ano. Essa quantidade seria suficiente para abastecer 35 milhões de habitantes durante o mesmo período.

– Vazamento no ramal direto da rede
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recomenda os seguintes testes para detectar um provável vazamento:
1) Feche o registro do cavalete;
2) Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede de abastecimento;
3) Espere até a água parar de correr;
4) Coloque um copo cheio de água na boca da torneira;
5) Se houver sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

– Vazamento em reservatórios de edifícios
1) Feche o registro de saída do reservatório do subsolo;
2) Feche completamente a torneira da bóia;
3) Marque no reservatório o nível da água, e após 1 hora, no mínimo, veja se ele baixou.

– Vazamento na instalação alimentada pela caixa
1) Feche todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários;
2) Feche completamente a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água;
3) Marque na caixa o nível de água e, após 1 hora, no mínimo, verifique se ele baixou;
4) Em caso afirmativo, há vazamentos na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

Adaptado via Uol Notícias

plugins premium WordPress