Rio dos Sinos agoniza novamente

No último dia 04 de dezembro, o Rio Grande do Sul acordou com uma triste notícia: o Rio dos Sinos, um dos mais importantes da Região Metropolitana e também palco do maior desastre ambiental dos últimos 40 anos no Estado, preocupou novamente a todos com uma mortandade de peixes.

Nova mortandade assusta Região Metropolitana. Foto: Ronaldo Bernardi

Desde 2006, quando um despejo criminoso de esgoto industrial ocasionou a morte de mais de 1 milhão de animais em plena época de desova e reprodução, fato considerado por especialistas como o mais grave das últimas quatro décadas, as entidades de proteção e órgãos governamentais vêm aumentando a fiscalização acerca das empresas da região.

Desta vez, no entanto, os indícios levam ao esgoto habitual (doméstico e industrial) que é despejado nas águas ao longo do percurso até o Guíba. O fato torna ainda mais urgente a adoção de medidas para o tratamento adequado dos esgotos domésticos e a fiscalização dos dejetos industriais despejados pelas empresas instaladas nas cidade ao longo do Sinos.

O ecossistema do Rio é muito importante para a região, por isso a situação merece a atenção de todos. A água é parte indispensável na qualidade de vida da população, e sua poluição é um dos fatores que interferem na mortalidade infantil e, por consequência, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A Itati adota diversas medidas para que sua atuação não incida em prejuízo ao meio ambiente, seja através do lixo produzido, do aproveitamento de energia e das ações de conscientização permanentes com seus colaboradores.

Os profissionais da empresa são instruídos quanto à separação correta do lixo doméstico, bem como destinação de óleos aos locais de coleta adequados, evitando assim o despejo dos mesmos no esgoto doméstico e, consequentemente, a poluição das águas.

Esperamos poder ler em breve notícias mais otimistas sobre as ações dos órgãos responsáveis e ver um Rio dos Sinos vivo novamente.

Peixes agonizam ao longo do rio. Foto: Miro de Souza
plugins premium WordPress