Regional Sul de Goalball

A cidade de Porto Alegre recebeu, de 06 a 08 de julho, 14 equipes dos três estados da Região Sul (RS, SC e PR), para disputar a Regional Sul de Goalball. Foram mais de 200 pessoas prestigiando o evento.

O esporte paralímpico é praticado por atletas com deficiência visual – com perda total ou parcial da visão – e cada time é composto por três jogadores, consistindo em arremessar uma bola no gol adversário.

A bola que possui guizos em seu interior para emitir sons através de furos em sua superfície, permitindo que os jogadores saibam sua direção, tem 76 cm de diâmetro, pesa 1,25 kg e é mais ou menos do tamanho de uma bola de basquete.

Para estabelecer igualdade entre os participantes, todos os atletas utilizam vendas.

O Goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo ou nos intervalos, paradas técnicas e quando o jogo é finalizado.

O evento foi uma  realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), em parceria com a Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), tendo o apoio da FADERS, SESI, FUNDERGS e Água Mineral Natural Itati, que ofereceu hidratação aos atletas a cada intervalo e final de partida.

A equipe gaúcha da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) conquistou o vice-campeonato tanto no feminino quanto no masculino. A Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA/SC) ficou com o título nas duas modalidades. A equipe masculina da ACERGS ainda garantiu vaga na Copa Brasil 2012 de Goalball.

plugins premium WordPress