Blog

Previna-se da gripe neste inverno

O inverno no Rio Grande do Sul é conhecido pelas baixas temperaturas e dias úmidos. Essas características fazem com que o organismo fique mais vulnerável a gripes, resfriados e viroses. Além da natural indisposição provocada pelo frio, há uma tendência a ficar em casa ou em lugares fechados, sem ventilação. Isso também contribui para a proliferação de doenças.

O sistema imunológico precisa estar bem reforçado para conseguir resistir a esses problemas. Veja as dicas de alimentação que podem ajudar nesse sentido.

– Laranja: O suco dessa fruta é o mais ingerido dentre os que possuem vitamina C. Além do sabor agradar a quase todos os paladares, a fruta ajuda a manter a pele macia e a saúde do coração. Essa vitamina é ainda mais concentrada na acerola. Apesar de seu consumo não ser tão comum nas grandes cidades, vale a pena investir nessa fruta. Outras menos comentadas, mas que também possuem vitamina C são o caju e o morango.

– Uva: Com alto teor antioxidante, a uva também é uma rica fonte de vitaminas A, B1, B2 e de potássio. Essa combinação ajuda a fortalecer o sistema imunológico durante as baixas temperaturas. Veja uma receita com essa fruta para combater o resfriado:

2 rodelas de gengibre

2 colheres (sopa) de açúcar cristal

2 copos de suco de uva

1 pedaço de casca de laranja

1 pedaço de casca de maçã

Leve o açúcar ao fogo, quando caramelizar adicione o gengibre. Misture bem e junte o suco de uva, a casca de laranja e a casca de maçã. Deixe apurar por alguns minutos e sirva quente.

– Romã: Essa fruta também é fonte de vitamina C e possui uma grande concentração de ferro, antioxidantes, fitoquímicos e polifenóis. Rica em fibras, a fruta ajuda a combater doenças cardiovasculares e a proteger o organismo de radicais livres nocivos, de forma que auxilia na prevenção de doenças como o câncer.

– Limão: Também fonte de vitamina C, o limão é mais conhecido por apresentar propriedades curativas. Ele tem poder adstringente, bactericida, fungicida e antibiótico. Adoçado com mel, o chá espanta gripes, resfriados e tosses. A fruta ainda ajuda na longevidade quando consumida regularmente.

– Banana: A fonte de potássio mais popular também ajuda a manter a pressão arterial durante o inverno. A fruta é rica em fibras e vitaminas que ajuda a melhorar a resistência do organismo. Veja uma receita de xarope para ajudar nos sintomas da gripe:

4 cascas de banana

2 copos de água

1 copo de açúcar

3 colheres (chá) de mel

2 pedaços de canela em pau

2 cravos-da-índia

1 colher (sopa) de cachaça

Leve todos os ingredientes ao fogo. Após levantar fervura, deixe cozinhar até que vire um caldo grosso. Coe a misture e guarde em uma garrafa ou recipiente com tampa.

Fonte:  Ciclo Vivo

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest