Blog

Prática de atividade física no verão

As atividades físicas são importantes durante o inteiro. Porém, é na proximidade de verão que as pessoas costumam realiza-las com maior frequência, para estar com o intuito de estar com o corpo em forma nessa estação do ano.

Mas, antes de nos preocuparmos somente com a estética do corpo, precisamos ficar atentos com o nosso estado de saúde. Para isso, ao praticarmos atividades físicas, devemos ter alguns cuidados para não causar nenhum dano ou lesão ao nosso organismo e somente benefícios à saúde. Seguem algumas dicas a serem praticadas:

-É importante que você consulte um médico para ser avaliado o seu estado de saúde e quais são as atividades físicas mais indicadas para você.

-Inicie a atividade física desejada com moderação para que seu organismo adquira condicionamento físico gradativo e não cause nenhum dano à sua saúde.

– Utilize roupas leves, claras, soltas e que deixem a maior parte do seu corpo descoberto para você suar adequadamente e manter a temperatura do corpo normal.

– Calce tênis confortáveis e leves para não causar nenhum dano ou lesão física nas articulações e nos pés.

– Caso prefira praticar uma atividade física ao ar livre é importante praticá-la em horários em que o sol está mais fraco – até às 10 horas ou então após às 16 horas ou procurar sombras e lugares frescos.

– Indispensável o uso do protetor solar.

– Fique atento aos limites do seu corpo durante a prática de atividade física. Caso sinta dores ou cansaço significativo pare para descansar um pouco e diminua a intensidade da atividade. Lembre-se, cada pessoa tem o seu limite e ritmo diferente.

– É preciso ter uma alimentação balanceada. Sempre comer antes da atividade física um lanche contendo frutas e fontes de carboidratos. Assim você terá energia suficiente a ser utilizada pelo seu corpo durante o exercício físico.

– Como nessa época do ano a temperatura ambiente é mais elevada, precisamos ficar mais atentos com relação à hidratação do que em outras estações. É muito importante beber àgua antes, durante e após a realização da atividade física, para não corrermos o risco de desidratação.

– Por fim, realize uma atividade regularmente e que te proporcione prazer. Assim você se sentirá motivado com essa prática no dia a dia mesmo com o término do verão. Consequentemente, você continuará adquirindo os diversos benefícios à sua saúde que são alcançados ao longo do tempo.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest