Blog

Porto Alegre 241 anos


Hoje, dia 26 de março, é o aniversário de Porto Alegre, a capital gaúcha!
A Itati Água Mineral Natural da família gaúcha, não poderia deixar de ressaltar essa data tão importante!
Fundada em 1772, Porto Alegre possui uma população de aproximadamente 1.409.350 habitantes em seus 496,684 km2.
Para destacar essa data, nada como listar alguns dos principais pontos turísticos dessa pela cidade, cheia de atrativos:

Parque Farroupilha (Redenção): Um lugar excelente para um chimarrão entre família e amigos, para caminhar, correr, pedalar e relaxar. É o mais tradicional ponto de lazer e convivência dos porto-alegrenses e um dos locais preferidos para manifestações culturais de rua. Nos finais de semana, mais de 70 mil pessoas passeiam por seus 37 hectares repletos de monumentos, recantos e jardins temáticos, um grande lago, parque de diversões infantis, canchas de futebol e de bocha e pista de atletismo.

Parque Moinhos de Vento (Parcão): Localizado no bairro Moinhos de Vento, o mais nobre de Porto Alegre, esse é o ponto de encontro para rodas de chimarrão nos gramados e muito descontração, embaladas pelos bares e cafés das ruas que contornam o parque.

Fundação Iberê Camargo: Preserva e divulga a obra do grande pintor brasileiro do século XX. Este acervo é composto de mais de quatro mil obras de Iberê Camargo entre pinturas, gravuras, desenhos, guaches e diversos estudos. A produção artística contemporânea é apresentada em mostras temporárias, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos realizados a cada ano. Funciona de terça a domingo, das 12h às 19h. Quinta, das 12h às 21h. O ingresso é gratuito.

Mercado Público: É um mundo de tradição, diversidade e beleza ligado à memória e ao imaginário da cidade. Nas 107 bancas e lojas distribuídas nos dois andares do Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, tudo se encontra. Um festival de cheiros cores e sabores, não faltam cafés aconchegantes, os famosos sorvetes caseiros, o chope gelado, as comidinhas de bar e a culinária variada de restaurantes centenários. É aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábado das 7h30min às 18h30min.

Orla do Guaíba: O Lago Guaíba é a mais forte expressão geográfica de Porto Alegre e marca da identidade paisagística da cidade. A orla fluvial soma 72 Km de extensão e é um dos espaços de lazer ao ar livre mais movimentado da cidade. Um excelente lugar para passear de bicicleta, correr, caminhar, descansar e tudo isso, pode ser presenteado pelo lindo pôr-do-sol.

Usina do Gasômetro: Espaço de referência para dezesseis Companhias de Teatro e Dança e para dez outras Companhias convidadas. É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Guaíba.
Como a Itati apoia a prática de esportes, não poderia deixar de destacar os 12 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas existentes hoje na capital. Elas distribuem-se na Av. Ipiranga, Restinga, Diário de Notícias, Ipanema e Icaraí.

Para complementar as ciclovias, foi criado no ano passado o aluguel de bicicletas em Porto Alegre, onde distribuem-se pelas cidades, pontos para o aluguel, os quais são localizados perto das ciclovias.
Esperamos que a cada ano, a cada aniversário, a cidade cresça muito com relação ao lazer e a prática esportiva.
Parabéns Porto Alegre pelos seus 241 ano de história!

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest