Blog

Para onde vão os garrafões?

Já falamos sobre como cuidar do seu garrafão de água e de como funciona o ciclo de reenvasamento das bombonas que utilizamos aqui na Itati. Cada garrafão tem um tempo de vida, uma validade, e depois de um “vai e vem” que pode se repetir até 150 vezes, eles devem ser descartados – assim como os garrafões com defeito. Mas o que acontece com esses garrafões depois de inutilizados? Vão para a reciclagem!

Segundo as normas da ABNT, os garrafões de água de 20 litros devem ser feitos com matéria-prima virgem, ou seja, não devem vir de produtos reciclados. Logo, o seu garrafão, depois de descartado e processado, não pode voltar a ser um garrafão. Ele vira outras coisas. Como todos sabemos, o plástico é um material que agride muito o meio ambiente: se enviados para os lixões, a queima indevida de material plástico pode causar sérios problemas; e em aterros, o plástico dificulta a compactação e decomposição dos materiais.

A reutilização dos garrafões e, depois de vencida sua validade ou em caso de irregularidade, a reciclagem desse material contribui para o meio ambiente com a redução de resíduos, mas vai além disso. Os garrafões inutilizáveis são encaminhados para cooperativas de reciclagem, o que contribui também para a geração de novos empregos. Mas o que, exatamente, acontece com o garrafão?

Ao chegar no centro de reciclagem, eles são lavados e moídos, passando por processos de extrusão, sopro e injeção para que o policarbonato possa se transformar em outros materiais. Com isso, os garrafões podem vir a se tornar botão de roupas, armações de óculos, vassouras, pás, e diversos outros objetos.

O reaproveitamento desse material auxilia também na preservação. Com o material reciclado, a extração de matéria-prima para a confecção desses produtos é reduzida, contribuindo para diminuir a exploração dos recursos naturais.

É bacana saber que o garrafão de água que está na sua casa agora pode, no futuro, virar um novo objeto e contribuir para a preservação e geração emprego, não? Pois então não deixe de cuidar de seu garrafão. Assim, você garante a qualidade da água que bebe e ainda evita a poluição.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest