Blog

Para não sofrer com o frio

Já mostramos que no inverno também é importante se manter bem hidratado. Apesar de não parecer que precisamos beber tanta água quanto no verão, ainda perdemos muito líquido de nosso corpo, pois no inverno perdemos fluidos por evaporação para o ar seco. Lembra que nos dias frios, ao expirarmos, uma fumacinha branca sai de nossa boca? Pois é, essa fumacinha nada mais é do que o ar seco que entra em nosso corpo, esquenta, e sai com umidade. Logo, além de perder líquidos com a transpiração enquanto praticamos exercícios, também o fazemos respirando.

Mais fácil do que tratar da desidratação no inverno é evitá-la. Para isso, se você pratica exercícios e por isso gasta mais energia e fluidos, recomenda-se que se beba de 2,8 a 3,7 litros de água por dia. O ideal é beber aos poucos ao longo do dia, e não ingerir muita água de uma vez só. E não espere a sede chegar: sentir falta de água no corpo já é um sinal da desidratação.

Outra coisa que ajuda a manter os fluidos em nosso corpo no nível certo é comer um pouco enquanto se hidrata. Isso ajuda o corpo a absorver melhor a água que consumimos. Mas se não houver comida, colocar uma pitada de sal ou açúcar na língua também ajuda na hidratação.

Alimentar-se também é importante para manter os fluidos corporais e sais equilibrados. Também perdemos sais durante a transpiração, e para atletas é de extrema importância que eles sejam repostos. Na maioria dos casos, o sal que encontramos na comida já é o suficiente para essa reposição. Mas em casos severos de desidratação, o ideal é misturar meia colher de chá de sal e bicarbonato de sódio em 900 ml de água para a reposição de líquidos e sais em nosso organismo.

É fácil seguir essas dicas enquanto nos exercitamos e também no dia-a-dia. Então não relaxe, beba a quantidade ideal de água, alimente-se bem, e passe o inverno sem complicações!

Fonte: http://www.cbme.org.br/programasda-cbme/seguranca/aph01/calorfrioedesidratacao

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest