Blog

Ópera P-U-N-C-H se apresenta em Porto Alegre

opera punch em porto alegre

O espetáculo P-U-N-C-H – Uma ópera sobre liberdade, identidade e porcentagem, de Christian Benvenuti, terá sua estreia no dia 28 de março graças à contribuição massiva do público no Catarse. A ópera aborda a relação entre a empresa americana IBM e o Nazismo, tema jamais apresentado em um espetáculo artístico. Os meios audiovisuais também são inusitados, sendo a primeira vez que uma ópera brasileira integra canções, poesias e cartas escritas em guetos e campos de concentração, dança, vídeo, música ao vivo, música eletrônica, sons gravados em campos de concentração e em documentários e discursos de chefes de Estado realizados durante a 2ª Guerra Mundial.

O nome da ópera é uma referência aos cartões perfurados da IBM (punch cards, em inglês), uma tecnologia que revolucionou a estatística mundial, permitindo a contagem, classificação e organização de um volume imenso de dados em tempo recorde. A IBM praticamente detinha o monopólio da tecnologia de tabulação, através de suas máquinas tabuladoras Hollerith e seus cartões perfurados.

A história por trás dos cartões perfurados é sombria e inicia em meados de 1933, quando Hitler dá ínicio ao censo nacional a fim de detalhar o perfil da população alemã. A partir daí, passa a identificar, localizar, prender e transportar a campos de extermínio e trabalhos forçados judeus, ciganos, deficientes físicos e intelectuais, homossexuais, prisioneiros políticos, religiosos, pessoas de origem polonesa e muitos outros. Os infames números tatuados nos prisioneiros dos campos de concentração começaram como números dos cartões perfurados da IBM.

P-U-N-C-H questiona o uso da informação por parte de organizações, sejam elas governamentais ou não. Este é um tema cuja contemporaneidade é evidente em manipulações de estatísticas em meios de comunicação, censos tendenciosos, violações de direitos individuais na internet e a filtragem da informação através de mecanismos de busca bloqueados ou personalizados sem consentimento.

A Itati está apoiando o espetáculo que começa sua apresentação no próximo dia 28 em Porto Alegre, e vai sortear ingressos para as sessões dos dias 28, 29 e 30 de março. Para concorrer, acesse a página da Itati, confira as instruções no post promocional e participe.

Serviço:
P-U-N-C-H – Uma ópera sobre liberdade, identidade e porcentagem
Quando: 28, 29 e 30 de março, às 20h
Onde: Teatro Renascença
Ingresso: R$ 25,00

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest