Blog

Opções de Lazer no RS – Parques em Porto Alegre

Quinta-feira é dia de dica de lazer da Itati para você! Hoje, resolvemos falar sobre os Parques e Praças de Porto Alegre, afinal, a capital gaúcha não para e você deve conhecer os bons lugares para curtir com seus amigos e sua família.

Correr, levar as crianças para brincar, caminhar, estar em contato com a natureza, relaxar, fazer um piquenique e se hidratar com água mineral são algumas das diversas coisas que se pode fazer nesses lugares. Por isso, selecionamos uma lista dos principais parques que se encontram em Porto Alegre, que segue logo abaixo:

Parque Farroupilha (Redenção): É o principal reduto verde da cidade, com a maior diversidade de atrações. Barcos em forma de cisne para pedalar no lago, recantos intimistas, um extenso espelho d’água que reflete as cores das árvores, tudo adornado por dezenas de monumentos, fontes e esculturas, em 40 hectares. O minizôo abriga, em grandes viveiros, primatas e uma sonora coleção de aves que inclui araras, papagaios, marrecas, gaviões, socós, saracuras e tachãs. Ambulantes vendem churros, pipoca, sorvete e maçã-do-amor, e diante do lago funciona um bar, o Café do Lago, com cardápio de lanches e refeições.

Parque Marinha do Brasil: O nome vem de 1967, quando os militares estavam no poder. Procurado por ciclistas, que ganham velocidade em longas retas, o parque tem 70 hectares, por onde se espalham quadras de futebol, vôlei, basquete e tênis, pistas de skate, atletismo e patinação, além de brinquedos para crianças. É vizinho do lago Guaíba, companhia que embeleza os passeios. Av. Borges de Medeiros, 2035, tel: (51) 3231-0168.

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho: Ponto de encontro dos tradicionalistas, com galpões que lembram estâncias do interior, área para camping, churrasqueiras e restaurante, o Galpão Crioulo. Com 65 hectares, já foi chamado de Porto dos Casais e Parque da Harmonia. Abrigou as centenas de barracas do Acampamento da Juventude nas edições do Fórum Social Mundial. Em setembro, lota dia e noite com as festas, bailes e exibições da cultura gaúcha durante o Acampamento Farroupilha. Av. Loureiro da Silva, 255, tel: (51) 3286-4044.

Parque Moinhos de Vento: Com 11 hectares, o chamado ‘Parcão’ tem pistas para caminhada e patinação, aparelhos de ginástica e recreação infantil, quadras de vôlei, tênis e futebol. É um recanto verde aprazível, no miolo de grandes avenidas e prédios altos. Com bons cafés e restaurantes no entorno. Rua Comendador Caminha, s/nº, tel: (51) 3332-1021.

Praça da Alfândega: Leva o nome porque ali funcionou a antiga alfândega do porto fluvial, prédio demolido em 1912. Desde 1955, abriga sob as árvores a Feira do Livro de Porto Alegre, em outubro e novembro. Aos monumentos que homenageiam figuras históricas como General Osório e Barão do Rio Branco, foi acrescentado um banco com os não menos históricos poetas Mario Quintana (sentado) e Carlos Drummond de Andrade (de pé), que convidam pelo menos a fazer fotos com eles, já que a obra em bronze de Xico Stockinger impede os movimentos para autógrafos. Com feira de artesanato durante a semana. Rua dos Andradas, entre as ruas General Câmara e Caldas Júnior.

Praça Marechal Deodoro: Na parte alta do Centro, é contornada pelos poderes executivo, legislativo, judiciário e religioso, de onde vem o antigo nome praça ‘da Matriz’, ainda no final do século 18. Turistas podem apreciar os jacarandás (coloridos de roxo e amarelo na primavera) do alto, desde o foyer e o café do Theatro São Pedro. Sim, o poder artístico também se faz representar no quadrilátero verde da rua Duque de Caxias.