Blog

06/out

Nasa comprova que há água em Marte

Ainda não há comprovações de que exista vida em outro planeta, mas água, segundo a Agência Espacial Norte Americana (NASA), existe.No final do mês passado, cientistas da agência anunciaram a descoberta de água líquida e corrente em Marte, um dos planetas mais estudados pela NASA.

Depois desse indício é provável a existência de vida em Marte, o que representa um avanço muito significativo para a ciência. Agora, os cientistas querem tentar descobrir de onde vem a água. A Sonda, que é chamada de MRO, está em órbita no planeta e detectou vários leitos, que podem atingir até 100m de comprimento e menos de 5m de largura.

Os cientistas acreditam que a água que corre pelo Planeta Vermelho é salgada, porque já foram encontradas hales de sais desidratados na cratera. Além disso, imagens de alta resolução mostram o aparecimento de estrias nas encostas das crateras durante as épocas quentes do planeta, que depois se alongam e desaparecem nos períodos de frio. Assim, essa variação de temperatura que atinge Marte indica que elas sejam realizadas por meio de água líquida.

Assim, foi concluída uma possível ligação entre as estrias e os sais que ficam depositados com o fluxo de água salgada no Planeta Vermelho. O próximo passo da pesquisa é investigar o interior de Marte. Essa etapa será feita em parceria com a Rússia e a previsão é que a sonda seja enviada no próximo ano. Em 2018 é provável que seja enviada uma sonda, para analisar a matéria orgânica.

Uma missão para realizar a coleta de amostras do que há na superfície do planeta e para analisar se é possível enviar astronautas será realizada em 2020. Desta forma, a pesquisa ainda está apenas iniciando um grande passo importante para a ciência e para o mundo.

Fonte: Meio Ambiente Rio

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest