Blog

Não deixe que o frio diminua a quantidade de água que você ingere

O inverno faz cair, não só a temperatura, como o consumo de água. Com as baixas temperaturas é comum as pessoas “esquecerem” de tomar água durante o inverno. A vontade de matar a sede está mais ligada ao calor que é feito no verão e as atividades físicas. Mas especialistas afirmam que a sensação de sede diminui, mas a importância do líquido para o organismo não. O consumo de cerca de 1,5 a 2 litros de água nesses dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e  principalmente desidratação.

No inverno a tendência é que as pessoas percam mais peso do que o verão, pois o corpo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida, perdendo mais líquido neste processo. É extremamente importante manter a hidratação no inverno, porque mesmo que o corpo transpire menos, ele gasta água em outras funções. Uma dica importante dos nutricionistas que deve ser seguida é beber água de hora em hora, por volta de 180ml cada vez, e não apenas só quando sentir sede.

Ainda, consumo de água facilita a eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo, sendo eliminados por meio da urina. A água lubrifica as articulações, evitando a desidratação nas cartilagens e também ajuda a manter a temperatura do corpo e é essencial nos processos fisiológicos da digestão, absorção, excreção, no bom funcionamento do rim e do intestino.

Um grande problema também é que as pessoas costumam trocar, no inverno, a água mineral por bebidas quentes, como café, chá, cappuccino, chocolate quente. Segundo especialistas, isso deve ser evitado. A água jamais pode ser substituída por outro tipo de bebida, pois tem suas funções muito bem definidas. As bebidas quentes até ajudam a manter o corpo quente, mas só a água traz os benefícios da hidratação.

Já os sucos, são bons aliados na função de hidratar o corpo, além de trazer os benefícios da fruta, que também são fontes de água, assim como cozinhar um legume. Mas para as outras funções a água continua sendo indispensável.

Por fim, deve ser destacado que a água é insubstituível e extremamente necessária em qualquer estação e deve ser ingerida normalmente, mesmo com o frio.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest