Blog

16/nov

Mitos e verdades sobre beber água

Água é essencial para uma vida saudável. Beber em média 2 litros de água por dia é importante mesmo sem sede. A possível resistência de uma pessoa sem ingeri-la é cerca de 36 horas, quando o organismo já começa a mostrar reações. Porém, existem algumas dúvidas com relação à ingestão desse líquido.

Confira alguns mitos e verdade:

Tomar água gelada queima calorias: Verdade. A temperatura da água gelada é relativamente maior que a do corpo humano. Podemos calcular uma diferença de 32ºC aproximadamente e, com isso, o corpo precisa trabalhar para aquecer a água, queimando calorias com o gasto de energia.

Tomar água em jejum emagrece: Mito. Beber água em jejum ajuda a restabelecer os níveis séricos do organismo e eliminar toxinas. Porém, o que acontece é a diminuição da fome ao beber água em jejum, ingerindo menos comida e perdendo peso.

Água com gás engorda igual ao refrigerante: Mito. Tanto o refrigerante quanto a água possuem na sua composição gás carbônico, mas a diferença está no açúcar do refrigerante. O que engorda é o açúcar e não o gás.

Beber água durante a refeição atrapalha a digestão: Mito. Não existe comprovações que podem dar veracidade a essa afirmação. O único cuidado importante é para não exagerar no consume durante as refeições.

Beber água faz bem para a pele: Verdade. Ingerir água faz com que sejam eliminadas toxinas produzidas pelo organismo, através da urina e do suor. Uma pele bem hidratada facilita nessa eliminação e deixa com uma aparência mais saudável.

É preciso beber água mesmo sem ter sede: Verdade. Deve-se reforçar essa afirmação no inverno, período em que a sede diminui. É importante adotar o hábito de tomar vários copos de água durante o dia. Quando sentimos sede é porque o nosso organismo está sentindo falta.

Água guardada por muito tempo pode ficar imprópria para consume: Mito. Se a água estava limpa quando entrou nos recipientes em que está armazenada, se os recipientes estavam perfeitamente limpos e esterilizados, e se você tiver certeza de que eles nunca foram abertos, a água não fica imprópria para consumo.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest