Março, o início de ano

A folia do Carnaval passou, e muita que perdeu o fôlego durante os dias de festa percebeu que está na hora de retomar uma rotina saudável. As férias já não são mais motivo para adiar a matrícula em algum programa regular de atividades físicas. Como escolher entre as tantas opções?

Uma atividade física deve ser, acima de tudo, prazerosa. Este é o segredo responsável pela mudança de vida dos ex-sedentários. Se musculação numa sala fechada com música alta não faz o seu estilo, aproveite que retornamos ao horário normal e experimente acordar mais cedo para se exercitar logo pela manhã. Correr e encharcar uma camiseta de suor não são sua praia? Experimente a piscina. Piscinas, aliás, que há muito tempo não se limitam mais à dupla hidroginástica e natação: pólo aquático, corrida aquática e mesmo ciclismo dentro d’água são opções disponíveis no mercado.

Boa parte das academias e assessorias esportivas oferecem períodos experimentais, onde o cliente tem a chance de experimentar na pele a realidade das diferentes modalidades. Diversas atividades que parecem monótonas e sem sentido se mostram muito mais divertidas de se fazer do que de se olhar. Mas não se engane, aquele sorriso estampado no rosto enquanto se fazem abdominais só mesmo nos anúncios de televisão, sinto informar.

Se a parte da diversão combate a monotonia, ainda é preciso fazer alguma coisa quanto ao “sentido” de uma atividade. Tendo trabalhado com corrida por vários anos, a única mais comum do que ouvir alguém de fora dizer que entende o porquê de as pessoas correrem é ver pessoas que começam a correr quererem cada vez mais. Isto porque a corrida oferece resultados rápidos e notáveis no condicionamento físico, a pessoas percebem a melhora no corpo e no relógio, e inicia um ciclo de auto-competição, onde o objetivo é melhorar em relação ao ontem, e não bater os corredores à sua volta.

Encontrar uma atividade física divertida e dar algum sentido a ela. São dois passos não tão difíceis quanto parecem, e quem os dá geralmente não olha mais para trás.

Fernando Beltrami – Even Faster Sports

plugins premium WordPress