Má qualidade da água pode causar doenças

Crianças são as maiores vítimas da contaminação

Os dados, se associados ao levantamento da Organização Mundial da Saúde, que informa que cerca de 80% das doenças registradas nos países em desenvolvimento são causadas pela má qualidade da água, aumentam ainda mais a preocupação para evitar essas doenças, o que não é tão difícil quanto parece.

Apesar de comuns, lombriga, amarelão e cólera são basicamente causadas pela ingestão de água contaminada por agentes biológicos (vírus, bactérias e parasitas), pelo contato direto ou ainda por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico. Geralmente, sua profilaxia está associada à medidas sanitárias e cuidado com os alimentos, principalmente os ingeridos crus, como as verduras e legumes.

Em casos em que há diarreia, como da cólera, amebíase, ascaridíase, giardíase e amarelão, com desidratação excessiva, uma das primeiras medidas de precaução a serem adotas é o soro caseiro, para evitar desidratação. Todas elas têm medicações específicas, para atacar os agentes que se instalaram no corpo do paciente.

O  médico infectologista e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Carlos Alberto Lazar,  não recomenda a ingestão de água sem ser filtrada. “A água deve ser filtrada ou mineral. De preferência, as pessoas não devem beber água diretamente da torneira. É importante, também, evitar beber água durante o banho”, diz. Lazar diz que o filtro é uma das opções mais baratas para evitar doenças. “Além de ser mais fácil filtrar água, sai mais em conta do que ficar comprando água mineral”. O especialista diz que outra opção também é ferver a água para eliminar as bactérias.

Segundo o médico, as crianças são as mais contaminadas por não prestarem atenção na água que bebem. “As crianças acabam bebendo água da torneira, sem ser filtrada”, conta. A administradora Daniela Leite Silva, 31 anos, diz que não deixa o filho de dois anos beber água da torneira. “Quando ele nasceu, eu até fervia água mineral. Agora que ele está maior só dou água filtrada”, conta. Daniela diz que não confia na água da torneira. “Por mais que falem que a água de Sorocaba é uma das mais limpas do Brasil, eu não tenho certeza de que as tubulações estão limpas. A água pode misturar com terra, sujeira e alguns bichinhos se a tubulação não estiver em ordem. Prefiro não arriscar”, afirma. Ela diz que isso é uma forma de evitar doenças e que todos deveriam tomar esse cuidado. “Isso é para o bem do próprio filho. Dá menos trabalho ferver água do que ficar com a criança doente no hospital”, destaca.

O médico recomenda que uma pessoa adulta beba dois litros de água por dia. “Quanto mais água uma pessoa toma, mais hidratada ela fica. Além de ter um melhor desenvolvimento da função renal”, explica o especialista. O médico diz que em casos de doenças por água contaminada é indicado que o paciente procure o posto de atendimento médico mais próximo para ter um tratamento eficiente.

Adaptado via Últimas Notícias

plugins premium WordPress