Blog

Itati implanta ações de reaproveitamento da água da chuva e encanada

Preocupada com o desperdício da água no planeta, a Itati desenvolveu uma ideia que incentiva o consumo consciente de recursos naturais. O projeto de recuperação da água da chuva, idealizado em 2013, pretende reativar antigos tanques existentes no subsolo da área industrial. O coordenador industrial da empresa, Roberto Antunes, diz que o objetivo é reduzir o consumo de águas mineral e encanada, e assim, colaborar com o fim do desperdício de água, que tem gerado uma crise hídrica mundial.

Os quatro reservatórios da empresa, com capacidade de 500 mil litros, que, na década de 70, eram usados na industrialização de vinho e cachaça, agora, funcionarão como cisternas para armazenar as águas da chuva, coletada no telhado da empresa, e a encanada, que é descartada no processo industrial.

De acordo com Antunes, o líquido será tratado até adquirir condições para reuso. Depois de clorado, ele será bombeado para uma outra caixa d’água que fará o seu armazenamento até a distribuição para diferentes locais.

Em janeiro, foram iniciados o processo de limpeza e reparo das cisternas. As obras de infraestrutura abrangem ainda melhorias no sistema de encanamento, abertura de pisos e a implantação de bombas que irão possibilitar o reaproveitamento da água na descarga dos banheiros, na limpeza em geral, para o combate a incêndios e jardinagem. A empresa ainda pretende usar o líquido armazenado para molhar o telhado da área industrial em dias quentes.

A iniciativa integra as ações sustentáveis do planejamento estratégico da Itati. O projeto vai ao encontro da política de responsabilidade socioambiental da empresa, prevista em alguns princípios do Programa 5S: reduzir, reutilizar e reciclar materiais. A previsão de Antunes é que as obras sejam finalizadas até o dia 20 de junho.

Fonte: Água Viva

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest