Blog

Ficou mais fácil pedalar em Porto Alegre

Os moradores da capital gaúcha já devem ter visto circulando pela cidade, as bicicletas públicas. Desde 22 de setembro, data inicial do projeto nomeado BikePoa, os moradores de Porto Alegre tem a opção de alugar bicicletas para serem utilizadas durante todo o dia, tanto no modo mensal como diário. Uma mesma bicicleta pode ser usada por uma hora, com pausas de 15 minutos para substituição. O objetivo é incentivar a rotatividade do serviço. O sistema é administrado pela empresa Serttel, com acompanhamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Para utilizar a bicicleta pública, o cidadão precisa cadastrar-se no site www.movesamba.com/bikepoa, e pode escolher entre utilizar o passe mensal, no valor de R$ 10, ou o passe diário, que sai por R$ 5. O pagamento é realizado por cartão de crédito e o desbloqueio das bicicletas ocorre por celular, informando a estação, ou por aplicativo para smartphones, no sistema Android e IPhone. O serviço também será aberto para moradores de outras cidades.

A cidade conta hoje com 100 bicicletas e 10 estações para alugar (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro, Câmara de Vereadores, Ginásio Tesourinha, Praia de Belas Shopping, Escola Técnica Parobé, Largo Zumbi dos Palmares e a Redenção). A estação que tem mais procura por bicicletas, até o momento, é a Usina do Gasômetro. A previsão é que até o final do ano, 10 novas estações sejam instaladas, totalizando 20 locais e 200 bicicletas. Esse número deverá crescer de maneira rápida no momento em que se pode observar a grande aceitação da população, chegando futuramente em 40 locais para alugar e 400 bicicletas.

Pedalar com toda a família pode ser uma maneira divertida de praticar exercícios, enriquecendo assim sua saúde quando acompanhada de água para hidratar-se.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest