Blog

15/set

Escola de Boa Vista apresenta projeto para reutilização da água

A reutilização da água deveria ser uma preocupação de todos. Pensando nisso, a Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, de Boa Vista, criou o Projeto “Desenvolvimento sustentável nos jardins e horta da escola”. A iniciativa foi apresentada durante uma Feira de Ciências realizada na unidade escolar. O projeto apresentou uma forma sustentável de reutilizar a água das centrais de ar na irrigação da horta, jardins e ainda na limpeza da escola.

A ideia foi dos monitores do ‘Mais Educação’, ‘Escola Aberta’, gestores, funcionários e os alunos do 3º ao 5º ano matutino e vespertino da unidade. Como a escola possui 17 centrais de ar, foram improvisadas também 17 sistemas canalizadores com reservatórios que captam em média 15 litros de água por dia.

O trabalho foi dividido: no decorrer da semana, os professores de Educação Física, com auxílio dos assistentes de alunos, ficam responsáveis por reutilizar a água dos depósitos para regarem o jardim, o gramado e os vasos das plantas. A horta fica sob responsabilidade dos alunos do ‘Mais Educação’ e aos finais de semana com os monitores do ‘Escola Aberta’.

A Feira de Ciências da escola teve ainda exposição de maquetes, cartazes, horta móvel, culinária afro-brasileira e indígena, entre outras atividades destinadas à comunidade escolar e a toda população. Além de trabalhos da Escola Valdemarina, outras unidades também mostraram suas experiências e projetos científicos como a Palmira de Castro, Ioládio Batista, Jardim das Copaíbas, Raio de Sol, Laucides Oliveira, Martinha Thury, Vovó Clara e Jael da Silva Barradas.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest