Blog

Equipamento transforma lixo orgânico em biogás

Anualmente, 4,3 milhões de mulheres e crianças morrem direta ou indiretamente pelos efeitos causados por combustíveis como madeira e carvão vegetal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para acabar com esse problema, o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante uma visita ao presidente israelense Reuben Rivlin, em 2014, pediu uma solução sustentável e segura para a questão.

Assim, a israelense Homebiogás criou o biodigestor HomeBioGas TG, para amenizar o problema. O biodigestor funciona através da energia gerada por alimentos orgânicos, como restos de comida, que é convertida em combustível biogás, uma combinação de gás metano e dióxido de carbono. Esse combustível pode ser usado para cozinhar ou aquecer ambientes, sem gerar odores desagradáveis. Já o líquido gerado após o uso do gás pode servir como fertilizante para a terra.

O equipamento HomeBioGas TG é resultado de anos de pesquisas sobre outros biodigestores existentes na China e na Índia. A equipe israelense chegou à conclusão de que as populações carentes precisavam de um modelo inteiramente novo, a fim de ser lançado na América Latina, Ásia e África. O produto foi testado primeiramente numa comunidade beduína em Israel e hoje é vendido separadamente por 2.500 dólares.

Fonte: Hypeness

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest