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Entenda os benefícios e como usar aparelhos de academias ao ar livre

As academias ao ar livre são ótimas opções para quem quer começar a fazer atividade física, especialmente na terceira idade. Com um ambiente agradável, essas academias têm aparelhos que ajudam a trabalhar a força muscular e a ativar as articulações, como explicaram Gustavo Magliocca, médico do esporte, e Laura Proença, fisioterapeuta. No entanto, é importante sempre ter a orientação de um profissional na hora de se exercitar.

A fisioterapeuta lembra que o preparo físico e o fortalecimento são importantes também como prevenção de dores, principalmente na região dos ombros. Quem sofre de bursite ou tendinite, por exemplo, pode usar a atividade física como maneira de tratar e evitar a inflamação, apesar de que, na hora da crise, o exercício não é recomendado. A especialista explicou que há um conjunto de articulações que envolvem o ombro, chamadas de cintura escapular, que precisa funcionar em sincronia para que não ocorram dores ou lesões.

Nas academias ao ar livre é possível encontrar aparelhos que ajudam a trabalhar essa cintura escapular e a fortalecer os músculos, como as barras por exemplo. Já os aparelhos que simulam o transport, por exemplo, ajudam na queima calórica e na ativação das articulações, como mostrou Gustavo Magliocca. No entanto o médico alerta que para quem quer perder peso, é sempre importante associar à atividade física uma dieta equilibrada e planejada.

Outra dica que tem se mostrado muito efetiva é o cross fit. Inspirado em treinos do exército, a ideia desse exercício é trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo e com muita velocidade, como explicou Magliocca. Isso ajuda pessoas que dizem não terem tempo de se exercitar, já que é uma aula de curta duração, mas de muita intensidade.

Outro exercício importante é o yoga. Ele melhora a consciência corporal, o equilíbrio e a propriocepção (capacidade de identificar e perceber os movimentos articulares no espaço). Ao praticar yoga, a pessoa se concentra nos movimentos e esquece o que está ao redor, unindo o corpo, a mente e o espírito. O propósito não é malhar, mas aquietar a mente para despertar a consciência do corpo como uma unidade, com a vantagem de ser uma atividade que pode ser feita ao ar livre. Segundo a terapeuta de yoga, Dinah Rodrigues, de 68 anos, a yoga proporciona também paz e equilíbrio emocional. A especialista mostrou como exercícios simples de respiração ajudam a controlar o estresse, interferindo até mesmo na produção hormonal.

Adaptado via Bem Estar

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