Blog

08/jun

É Hora de Correr! Que Roupa Usar?

A prática esportiva requer roupas adequadas, pois o frio ou o calor influenciam no desempenho do atleta.

Tem peças que é um padrão. Um bom tênis, de uma marca conceituada seria o mais indicado. Não dá pra querer ser muito econômico ao adquirir o seu “pisante”. Pra quem acredita no teste de pisada, procure um local que o faça antes de comprar o primeiro ou o mais bonito que ver na vitrine. Lembrando que existem três nominações para os tipos: PRONADA (pisada pra fora), SUPINADA (pisada pra dentro) e NEUTRA.

]

Ao começar a correr, procure fazer testes com o tipo de vestimenta que vais utilizar. Use calção de corrida (com cortes laterais), malha, bermuda térmica, calça de abrigo e se for o caso, um calção de futebol já ajuda. Não recomendo “bermudão” (daqueles que terminam logo abaixo do joelho) pois tiram a mobilidade durante a corrida, especialmente na elevação e flexão de joelhos.

As camisetas para corrida podem ser de “dry fit” que é um tecido mais grosso já adequado para atividade física; ou no caso dos corredores a poliamida é o mais indicado, pois é um tecido mais leve que não retém o suor permitindo uma melhora transpiração. Camisetas de algodão estão totalmente fora de cogitação. Pesam muito e durante a atividade absorvem muito suor e retém muito calor. Num lugar de temperatura mais elevada, por exemplo, vai prejudicar decisivamente o desempenho pois sabemos que a elevação de temperatura corporal interfere diretamente no rendimento.

Em locais com temperaturas amenas as luvas e tocas são bem vindas. Sigam aquela básica orientação que extremidades devem ser mantidas aquecidas. Usem também protetor solar ou um bom creme que evite o ressecamento da pele contra o frio ou calor demasiado. Percebo que muitos corredores não se dão conta desse detalhe.

Feito isso, acredito que estarão equipados de forma adequada. Agora é só correr!

]
Autor:
Tauro Susin Bonorino
Educador Físico, Coordenador da Equipe de Corrida Tauro Bonorino, ex-atleta de elite com mais de 400 pódios e aproximadamente 150 vitórias em provas de 1500m à Maratona

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest