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09/fev

É Hora de Correr! Primeiros Treinos

Dizem que depois da pessoa começar a correr, ela não consegue mais parar. Isso é bem verdade, mas pra isso precisamos fazer com que esses “primeiros passos” sejam dados da maneira correta, a fim de tornar esse início muito divertido e ao mesmo tempo, desafiador.

A primeira atitude é procurar médico cardiologista para fazer os devidos exames que vão lhe autorizar a fazer uma atividade física orientada. Em seguida deverá contatar um profissional de Educação Física. Essa pessoa está preparada para lhe passar orientações e informações adequadas e necessárias.
Como estamos nesse momento falando de “novos corredores”, temos então dois perfis:
– Praticantes de outras atividades físicas;
– Sedentários;

Pra quem já pratica alguma outra modalidade (natação, ciclismo, futebol, etc), o começo e as evoluções devem acontecer de maneira mais fácil e rápida, pois há um histórico que favorece.
Para quem está há muito tempo sem qualquer atividade ou nunca o fez, ainda deverão ser levados em consideração outros fatores como: idade, lesões anteriores (se existiram).
Importante também lembrar que cada indivíduo responde de uma determinada forma a um estímulo. Isso deve ser respeitado.

Os primeiros treinos deverão alternar caminhada com corrida e o que foi citado acima é que dá o norte de que distância será prescrita, principalmente no começo.
O fortalecimento muscular como aliado na preparação e também como forma eficaz para prevenir lesões. Cada pessoa tem uma preferência: Musculação tradicional, Treinamento Funcional, Pilates, etc.

Tenha o tempo e valor envolvido nisso não como gasto, mas sim como INVESTIMENTO. Pois está aplicando em SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, ALEGRIA, DISPOSIÇÃO, AUTO ESTIMA, MOTIVAÇÃO, ou seja, motivos pra começar a correr existem de sobra.

Então??? O que está esperando? É HORA DE CORRER!

Autor:
Tauro Susin Bonorino
Educador Físico, Coordenador da Equipe de Corrida Tauro Bonorino, ex-atleta de elite com mais de 400 pódios e aproximadamente 150 vitórias em provas de 1500m à Maratona.

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