Blog

20/jun

É Hora de Correr! Cautela ao Iniciar

Um corredor mesmo que amador muitas vezes costuma ser o “ídolo” dos seus amigos sedentários ou que não praticam a corrida. Ao postar suas fotos de treinos de e competições ele inspira e acaba, mesmo que sem intenção, incentivando outras pessoas.

Quando esse alguém decide começar a correr fica sem um parâmetro de como proceder sua iniciação.

Pois bem, aqui vão algumas dicas para que você possa começar seus treinos com o “pé direito”.

Primeiramente, deixe-me fazer algumas perguntas:
*Faz atividade física?
*Tem todas as articulações, músculos, tendões e ligamentos preservados?
*Está no seu peso ideal?

Se as três respostas foram NÃO, então meus amigos, vão precisar iniciar com extrema cautela.

Procure um médico, faça exames (cardíaco e sangue), cuide sua alimentação e inicie suas atividades com caminhadas, e aos poucos intercale com pequenos períodos de corrida.

Para seguir adiante, sugiro as seguintes medidas:

– PROCURE ORIENTAÇÃO ESPECIALIZADA. Um profissional de Educação Física é a pessoa mais qualificada para lhe dar o melhor início. Ele pode avaliar seu perfil e vai acompanhar de perto seu rendimento e lhe prescrever as evoluções, quando necessário

– NÃO TREINE TODOS OS DIAS. Um iniciante deve treinar no máximo três vezes por semana. Atividade em demasia vai sobrecarregar seu corpo e isso pode (e possivelmente vai) gerar alguma lesão. Tudo que você não quer agora é um período “nos boxes”. Sem contar que o descanso é parte fundamental do treinamento. É nele, que seu corpo vai assimilar as cargas do treinamento executado.

– LOCAL PARA CORRER. Os melhores pisos para dar seus primeiros passos são: grama, terra e saibro. Eles absorvem mais o impacto do seu corpo. Não corram em terrenos com inclinação e/ou desnivelados, para não fazer um esforço desnecessário e/ou torcer o tornozelo.

Tendo essas precauções, suas chances de virar um membro do nosso “clube” é grande.

Bons treinos!!!

Autor:
Tauro Susin Bonorino
Educador Físico, Coordenador da Equipe de Corrida Tauro Bonorino, ex-atleta de elite com mais de 400 pódios e aproximadamente 150 vitórias em provas de 1500m à Maratona

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest