Blog

Cuidado com os olhos na prática de esporte

Independentemente  da época do ano, corredores devem adotar  uma proteção adequada para os olhos na prática do seu esporte. Os olhos são um dos órgãos mais delicados do corpo humano, os quais o corredor expondo às radiações do sol (UV), a falta de proteção aos olhos pode originar lesões oculares irreparáveis, especialmente naqueles que treinam ao ar livre.

As possíveis lesões oculares podem ocorrer devido a várias causas relacionadas à incidência do sol, à temperatura, o reflexo da luz no ambiente e à exposição contínua aos raios ultravioleta (UV). A radiação UV mais perigosa é a do tipo B, e ficar muito exposto a ela pode causar fotoqueratite, ou seja, uma inflamação da córnea, bem como a degeneração ou espessamento da conjuntiva e lesões na retina.

O médico oftalmologista e professor da Universidade Politécnica da Catalunha, Jorge Cazal afirma que as lentes de contato podem proteger contra os raios solares. “Os óculos são os protetores mais difundidos, mas as lentes de contato se adéquam em qualquer esporte. Muitas vezes os óculos podem gerar desconforto e nos esportes de contato, até causar lesões. As lentes atuais filtram a fração nociva da luz ultravioleta e são suficientes para proteger a retina e córnea,” acrescenta o especialista, além disso, os óculos protegem também a área externa dos olhos e são mais práticos.

Deve ser certificado, na hora da compra do dispositivo ocular, que ele tenha filtro solar contra a radiação ultravioleta de no mínimo 70%.

Praticar esporte já é bom e faz muito bem para a saúde, com proteção fica ainda melhor!

Fonte: http://exame.abril.com.br