Blog

Correndo para o Verão

Dizem que água é vida, e também dizem que esporte é vida. Este post marca a primeira contribuição dos treinadores da Even Faster Sports, nova parceira da Itati, para este blog.

Eis que já estamos na metade de agosto, e o verão 2012 está logo ali! Com pouco mais de três meses para e chegada do calor, do sol, mar e praia, já se nota o início da “operação verão”, com um aumento na procura por atividades físicas e a retomada daquelas resoluções de ano-novo que foram abandonadas em março.

O exercício físico é a intervenção mais efetiva para melhora global da saúde, com efeitos fisiológicos, psicológicos e estéticos. No entanto, para não-praticantes o exercício é também a maior causa potencial de lesões. O erro mais comum de iniciantes é subestimar as cargas que impõe ao seu corpo quando praticam exercícios. Qualquer tipo de treinamento deve ser iniciado com cuidado, aos poucos, para permitir que o organismo se adapte corretamente. Com mais de três meses para o verão, ainda dá tempo para se transformar de um caminhante em um corredor sem que o seu corpo sofra no processo. Uma transição leve é o segredo para evitar que a empolgação inicial desapareça após algumas poucas semanas.

Alguns pequenos cuidados são essenciais para facilitar essa transição e garantir o sucesso desta empreitada:

– Faça um check-up antes de iniciar qualquer atividade física. Não brinque com sua saúde. Diversas doenças cardiovasculares só apresentam sintomas em altas cargas de esforço.

– Comece devagar e com tempo para atingir seu objetivo. Tentar entrar em forma duas semanas antes das férias é a certeza de que você não vai atingir seus objetivos e ainda pode se machucar no processo.

– Procure orientação. O maior estresse que seu corpo irá sofrer é justamente no momento em que você começa uma nova atividade. Este é o momento em que seu organismo está mais suscetível a lesões. Um profissional capacitado pode lhe ajudar muito.

– Escute seu corpo. Enquanto estiver praticando algum exercício, atenda aos pedidos de seu organismo. É preciso forçar seu nível de condicionamento, mas isso deve ser feito de forma confortável. Vista roupas e calçados adequados, hidrata-se adequadamente e respeite seus limites.

Fernando Beltrami – Even Faster Sports

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest