Blog

Conheça os alimentos que ajudam no bronzeamento, os que queimam a pele e os indicados para o pós-sol

Nestes dias de sol intenso cuidar da pele deve ser uma preocupação constante. Mas, além do protetor solar, você sabia que há alimentos que contêm substâncias que previnem queimaduras solares, melhorando a ação do protetor solar e garantindo proteção extra para a pele? Há ainda outros que ajudam a garantir um bronzeado, complementando a ação do sol. Além disso, algumas comidas devem ser evitadas nos ambientes com sol intenso, como praia e piscina, porque podem provocar queimaduras mais graves quando entram em contato com a pele no sol.

Segundo as dermatologistas Márcia Purceli e Valéria Campos, o sol provoca a liberação de radicais livres, que são moléculas que destroem as células do corpo humano. Os radicais livres surgem nas camadas da pele quando entram em contato com o sol. Chocolate amargo, morango, cereja, amora, tomate, café e vinho, por exemplo, têm ação antioxidante, que ajudam na proteção do sol.

Por outro lado, o limão, abacaxi, tangerina e coentro contêm um composto que é produzido pelas plantas como uma espécie de defesa contra insetos e alguns animais, e, quando entra em contato com o sol, queima a pele. Mamão, cenoura, manga, e abóbora têm vitamina A que, quando consumida com frequência, se inserem na pele. Assim, esses alimentos irão ajudar no bronzeamento. A sugestão é ingerir até cinco porções de alimentos deste tipo por dia. Nesta medida, a vitamina A não causa superdosagem e não é prejudicial à pele.

Chá de camomila gelado, azeite e água termal estão entre as opções para remediar a vermelhidão pós-sol. O azeite pode ser passado na pele após o banho para melhorá-la nos dias em que as queimaduras estão maiores.

Fonte: Bem Estar

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest