Blog

28/nov

Conheça 10 motivos para consumir alimentos orgânicos

A chave para uma boa saúde está na alimentação, e isso envolve uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Embora a rotina esteja cada vez mais corrida e a preocupação com a saúde acabe ficando em segundo plano, uma dúvida sempre surge quando o assunto é a origem de muitos produtos: será que o que estamos consumindo está sendo utilizado algum tipo de produto químico? Ou ainda será que é realmente livre de agrotóxicos? A resposta poderia ser facilmente respondida se o consumo fosse feito essencialmente com produtos orgânicos.

Produtos orgânicos são aqueles produzidos livres de qualquer adição química, contando com processos que respeitam o ambiente e contam com métodos simples e de qualquer ação ofensiva a natureza. De modo geral, produtos orgânicos são produzidos longe de adubos químicos ou agrotóxicos, levando em consideração a qualidade sensorial e nutricional do alimento, além da preocupação com o meio ambiente.

Para consumidores, além de serem alimentos mais nutritivos e saudáveis, os produtos orgânicos apresentam uma maior durabilidade quando comparados com outros alimentos, o que leva a um prazo maior de vida. Para a saúde os benefícios são inúmeros, auxiliando na desintoxicação e purificação do organismo, melhorando problemas gastrointestinais e hepáticos, gerados pelos produtos químicos utilizados nos alimentos tradicionais. O consumo de alimentos orgânicos vem aos poucos assumindo papel de destaque na mesa de muitos consumidores, uma vez que promove uma boa qualidade de vida e garante o consumo com saúde.

Listamos 10 motivos que farão você repensar o hábito alimentar e refletir sobre a adesão de produtos orgânicos na sua mesa. Confira!

1. Evita doenças

O grande vilão de muitos problemas de saúde está nos alimentos, principalmente pela quantidade de agrotóxicos e substâncias químicas presentes. Pesquisas e estudos revelam que o consumo de produtos contaminados pode acarretar uma série de problemas, como é o caso de reações alérgicas, problemas respiratórios e até mesmo câncer. Consumir produtos orgânicos evita problemas de saúde e conserva as propriedades funcionais que não irão afetar a saúde, mas auxiliar na sua melhoria.

2. Evita a erosão do solo

A técnica de produção de alimentos orgânicos é totalmente sustentável, uma vez que utiliza técnicas de plantio consorciado, compostagem, rotação de culturas e uma série de técnicas que na danificam o solo, mantendo-o fértil ano após ano.

3. Agricultura familiar é beneficiada

A produção agrícola é a principal fonte de renda de muitos pequenos núcleos de produtores familiares. Comunidades rurais têm no cultivo orgânico uma das principais atividades (ou a única) e se tornando inteiramente dependentes da venda de tais produtos. O consumo de produtos orgânicos, além de ser melhor e mais saudável, auxilia a manter o homem preso à terra em que sempre viveu e que mantém fértil por muitos anos, revitalizando as localidades que dependem desta atividade.

4. Alimentos com sabor e aroma mais intensos

Como são alimentos produzidos sem qualquer tipo de adição de produtos químicos e tóxicos, os alimentos orgânicos passam a apresentar propriedades mais intensas que outros alimentos alterados ou que recebem qualquer tipo de produto. Sabor e aroma se tornam mais intensos e favorecem o consumo de alimentos orgânicos.

5. Produto orgânico é certificado

Produtos orgânicos recebem um Selo de Certificação de qualidade, que garante ao consumidor que o produto é isento de agrotóxicos ou qualquer tipo de resíduo tóxico. O Selo é fornecido por agências certificadoras ou por órgãos independentes, que trabalham na verificação e fiscalização de toda a cadeia produtiva, garantindo a qualidade da produção dos alimentos orgânicos desde o início até a comercialização. Existem no Brasil atualmente cerca de 45 produtores com selo orgânico fornecido pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento (IBD).

6. Mantém a água em boas condições

Como a produção orgânica não utiliza produtos agrotóxicos, o solo e a água não sofrem as consequências de produtos tóxicos, o que anula qualquer transferência ao meio aquático e terrestre de poluentes e de contaminações aos lençóis d’água, rios e lagoas.

7. Alimentos orgânicos são mais nutritivos

Com características e propriedades nutricionais ricas e balanceadas, produtos orgânicos possuem um alto valor nutricional, principalmente por não utilizarem componentes químicos, mas adubos naturais que conservam suas propriedades originais.

8. Racionaliza energia

Produzir alimentos orgânicos significa reutilizar todos os componentes do meio a favor, ou seja, toda a matéria orgânica é incorporada à produção. Com isso, todo o processo acaba sendo realizado manualmente, sem a utilização de qualquer maquinário que necessite de energia para o funcionamento.

9. Conserva a qualidade de vida às futuras gerações

A chave do sucesso da produção orgânica é a exclusão do uso de agrotóxicos, o que garante a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas, desde produtores até o consumidor final. Todos que participam no processo são beneficiados com a agricultura orgânica.


10. Gera o equilíbrio ambiental

A produção orgânica é realizada de forma responsável e sem qualquer ação abrasiva ao meio. O primeiro e fundamental passo para o sucesso de um cultivo orgânico é o respeito a natureza, criando ecossistemas saudáveis e sustentavelmente equilibrados.


E aí, gostou das dicas? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários abaixo!



Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest