Sais minerais na água e a condutividade

A água mineral natural possui vários sais minerais em sua composição conforme o local de onde é retirada. A água é um forte solvente, por isso possui propriedades minerais dissolvidas em sua composição vindas do solo e rochas por onde passa. Esses sais comprovadamente atuam de forma benéfica no corpo humano quando consumidos na quantidade ideal. Como o cálcio, que é importante para a formação de ossos e dentes, o bicarbonato, que auxilia na digestão e também o sódio, que mantém o equilíbrio aquoso e ácido básico no nosso organismo.

Por conta das diferenças geológicas, a água pode apresentar variações grandes em sua composição química conforme o local de onde é retirada. Como medir, então, a quantidade de sais que a água tem?

Uma forma de fazer essa medida é através da condutividade elétrica da água. Quanto mais energia elétrica a água conduzir, mais sais minerais ela vai conter. A medida é feita através do condutivímetro, utilizando para as águas subterrâneas a unidade de condutância microsiemens por centímetro (?S/cm). Como a condutividade aumenta conforme a temperatura, utiliza-se o padrão de 25° C para fazer a medição.

Na água mineral natural Itati, a condutividade elétrica é de 408 ?S/cm, o que indica que a quantidade de sais minerais é alta. Comparando com outras marcas presentes no mercado, a água mineral natural Itati é a que mais apresenta condutividade elétrica, e consequentemente maior volume de sais minerais benéficos à saúde dissolvidos em sua composição. Veja para comparar:

Obs.: Dados obtidos à partir de consulta em rótulos de marcas vendidas no mercado.

Não esqueça: beber a quantidade ideal de água, praticar exercícios físicos e equilibrar a alimentação são boas fórmulas para manter a saúde em dia.

Com as Tags: , , , .

Deixe uma resposta