Blog

Bicicletas: Locomoção, saúde e sustentabilidade

Há algum tempo, muitos não acreditava que havia um futuro promissor e possibilidade para os ciclistas no Brasil. Hoje, todos os dias novos adeptos descobrem o fascínio que a bicicleta pode ser em suas vidas, na preparação física, na sensação de bem estar, liberdade e autonomia. A exemplo de outros países (Japão, China, Holanda, Dinamarca etc.), onde as ciclovias e ciclofaixas são um suplemento básico para o transporte, esporte e lazer, cidades brasileiras estão implantando projetos para este sistema funcionar com o mesmo sucesso, incentivando cada vez mais pessoas à prática da modalidade.

As Bicicletas são os veículos individuais mais utilizados no país, constituindo a unica alternativa ao alcance de todas as pessoas, não importando a renda, podendo ser usadas por aqueles que gozam de boa saúde, a partir da infância até a idade mais avançada. A Organização das Nações unidas (ONU) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.

A relação entre esporte e meio ambiente é uma relação de mão dupla, no momento em que o esporte pode exercer uma influência positiva sobre o meio ambiente, desde que seja praticado de forma consciente, respeitando a natureza e, por outro lado, pode ocasionar alterações no mesmo ou até destruí-lo. E essas alterações ainda podem ameaçar a prática dos esportes que dependem desse ambiente.

A crescente preocupação com os problemas concernentes a preservação da natureza, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público, volta-se inevitavelmente ao esporte, em especial àqueles que dependem do meio natural para sua prática como é o caso do mountaim bike. Contudo a prática desse esporte não se restringe à natureza, ela se dá também no meio urbano, onde a bicicleta assume um importante papel no discurso da sustentabilidade, daí seu compromisso com a natureza e o meio ambiente.

MOTIVOS PARA TIRAR A SUA BICICLETA DA GARAGEM
Para você:
Praticar um esporte que faz bem para a saúde, permitindo que preste atenção ao corpo;
Melhora a disposição física para as atividades do dia a dia;
Melhora a autoestima e o humor;
Propicia liberdade e o sentimento frequente de recompensa;
É excelente para pequenas compras;
É de custo acessível;
É o mais prático meio de locomoção para pequenos trajetos.
Para a sociedade:
Diminui conflitos no trânsito;
Diminui a poluição;
Economiza espaço urbano;
Melhora todos os índices ambientais.

COMO ANDAR NAS RUAS COM SEGURANÇA

Para você aproveitar esse meio de transporte que é rico em benefícios tanto para você quanto para o meio ambiente e para a sociedade, é importante saber como utilizá-lo com segurança:
– O trânsito de bicicletas deve ser feito pelo lado direito da pista, próximo ao meio-fio e, quando em grupo, em fila única um atrás do outro;
– Nunca transitar sobre as calçadas;
– Nunca se agarrar na traseira ou lateral de outros veículos;
– Nunca se infiltrar em meio a veículos em movimento;
– Respeitar as faixas de pedestres;
– Obedecer sempre à sinalização de trânsito;
-Para transitar à noite, a bicicleta deve ser iluminada (desaconselhável o trânsito à noite, para crianças);
– Evite ruas muito movimentadas (grandes avenidas, rodovias);
– Cuidado com veículos estacionados, uma porta pode se abrir a qualquer momento!
– Atenção com saídas de garagem.

ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS PARA CILISTAS
– Use equipamentos de segurança: capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras e joelheiras e roupas apropriadas, claras e coloridas.
– Equipe sua bicicleta com equipamentos obrigatórios de segurança, são eles: espelho retrovisor esquerdo, campainha, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiro e laterais. Sinalize com a mão sempre a intenção de realizar alguma manobra.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest