Blog

Beber muita água pode ser tão perigoso quanto não beber

A terapia da água é uma técnica japonesa que consiste em beber pela manhã, antes do desjejum, 640 ml de água. Os japoneses afirmam que essa prática pode curar doenças que vão desde dor de cabeça ao câncer.

Na Índia, uma tradição semelhante também existe. Em língua sânscrita, a prática é chamada Usha Paana Chikitsa, que traduz aproximadamente como “tratamento da água da manhã”. A diferença é que a versão indiana (Ayurvédica) recomenda beber 1,5 litros de água com o estômago vazio.

O método indiano, no entanto, pode ser prejudicial, segundo alguns médicos. Para eles, um consumo rápido de uma grande quantidade de água, pode não ser processado pelos rins. Os médicos explicam que nossos rins só podem processar 800 a 1.000 ml de água por hora, então se beber muita água pode ser perigoso.

Além disso, uma condição conhecida como hiponatremia pode se desenvolver. Se os seus rins não conseguem manter-se com o excesso de ingestão de água, a água extra vai diluir a concentração de sódio. Quando isso acontece, as células começam a se esticar e as coisas se tornam potencialmente perigosas.

Excesso de água pode trazer complicações renais
Normalmente, as células podem se expandir com relativa facilidade. Infelizmente os neurônios no cérebro não podem. Suas células cerebrais trabalham em um espaço extremamente confinado e tem pouco espaço para o inchaço. Se você beber muita água e o inchaço acontecer, isso pode resultar em coma, convulsões ou até mesmo a morte.

O método japonês da terapia da água não tem efeitos secundários conhecidos e contribui para um estado geral de bem-estar e saúde, quando incorporado em sua rotina diária. Tem sido promovido pela sociedade médica japonesa e aderida por muitos. Mas, talvez isso não seja uma coincidência já que o Japão tem proporcionalmente o maior número de centenários no mundo.

Outra dica é também beber água com limão em vez de água pura.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest