Atividade física e hábitos alimentares: entenda a relação

Tão importante quanto praticar exercício físico é ficar de olho nos cuidados com uma alimentação balanceada. Engana-se quem pensa que manter um programa regular de atividade de física isolada, sem a integração com uma alimentação saudável, vai resultar num verdadeiro “milagre” da perda de peso – isto é um grande mito. Não emagrecer no tempo planejado, não conquistar os músculos que tanto deseja ou mesmo não adquirir tanta resistência como gostaria é reflexo da falta de cuidado com uma dieta adequada. Um estilo de vida saudável deve incluir tanto a prática de exercícios físicos quanto uma dieta equilibrada. Acompanhe o post e reveja seus hábitos hoje mesmo!

Quais os benefícios da prática de exercício físico e alimentação balanceada


A deficiência de certos nutrientes pode trazer uma série de complicações à saúde, este é um grande risco que muitas pessoas estão correndo ao aderirem a dietas sem acompanhamento médico, que em alguns casos, chegam a restringir grupos alimentares específicos do consumo – nutrientes estes essenciais no bom funcionamento do organismo.

Em relação aos exercícios físicos, quando realizados de forma orientada, fazem muito bem. Mas engana-se quem pensa que os benefícios sejam apenas refletidos esteticamente. Uma atividade física regular e com uma alimentação balanceada reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até algumas formas de câncer em até 30%. Segundo o relatório “Lancet”, uma dieta empobrecida em nutrientes pode gerar mais doenças que a inatividade física, o fumo e o álcool juntos. Tal fato indica que um mau hábito alimentar não pode ser compensado com exercícios físicos. 

Sucesso de todo exercício físico depende da alimentação


Para quem quer começar um ano novo com o pé direito e promover uma verdadeira mudança na alimentação, a hora é essa! Antes de começar qualquer tipo de treino físico é recomendado consumir alimentos que contenham açúcar, pelo menos uma hora antes de começar a se exercitar, como é o caso dos carboidratos: arroz, macarrão, pão, biscoito, barra energética e alguns outros alimentos. Durante o exercício físico, esses alimentos fornecerão energia e oxigênio suficientes para evitar fadiga. É muito importante que os carboidratos também façam parte das refeições após a atividade física, uma vez que serão responsáveis pela reposição da energia gasta durante o treino e possibilitam uma maior disposição para as atividades desenvolvidas durante o resto do dia. É importante ressaltar que todo exercício físico seja acompanhado de um profissional devidamente habilitado para a elaboração de um treino correto, esta recomendação também é estendida às dietas, que apenas poderão ser realizadas se forem indicadas por um médico especializado.

Locais para prática de atividade física em Porto Alegre e Região Metropolitana


Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (RS): Comunidade em geral pode desfrutar de diversas opções de atividades físicas. Além de caminhada e corrida, o Parque conta com uma alternativa ao ar livre. A Academia está localizada na parte frontal do Parque, bem próximo às esferas. O espaço possui nove equipamentos, que incluem um simulador de esqui, cuja função é melhorar a função cardiorrespiratória; barra espaldar, para alongamento dos membros inferiores e superiores; barra 3 alturas, flexões de braço vertical e alongamento dos membros superiores; entre tantos outros;

Parque Moinho de Vento (Parcão – RS): Atualmente o Parque oferece opções de lazer como aparelhos de ginástica, caminhada, jogging, quadras de futebol, tênis e vôlei. Também existem opções para o público infantil e até uma biblioteca para as crianças;

Parque Farroupilha (Redenção – RS): No local, existem diversas opções de esporte e lazer, que vão desde passeios de trenzinho e pedalinho, Feira Ecológica (aos sábados pela manhã), corrida e caminhada ao ar livre.

Gostou das dicas? Que tal começar hoje mesmo um novo estilo de vida? Compartilhe conosco sua opinião!

plugins premium WordPress