Aproveite as festas de final de ano com saúde

As festas de final de ano estão chegando. Junto com elas, algumas preocupações com a alimentação nesses últimos dias do ano, que não costuma ser muito saudável por conta das festas e ceias. Nós da Itati, nos preocupamos com a sua saúde e da sua família, e por isso, selecionamos algumas sugestões para você aproveitar sem consequências depois:

– Invista em uma boa salada verde, incrementada com sementes de abóbora, girassol e linhaça. Além de favorecer a saúde, você iniciando a refeição com salada, evita que você fique com o estômago vazio antes do prato principal.

– Para o prato principal, a dúvida é escolher entre peru, chester, tender e pernil. Se for pela quantidade de calorias, a ordem é exatamente esta: o peru é o mais magrinho, seguido pelos outros mas todos constituem proteínas de alto valor biológico, com nutrientes valiosos como ferro, biotina e vitaminas do complexo B”. O ideal é retirar a pele das aves antes do cozimento, que ajudará a reduzir o teor de colesterol do prato. Consuma esses alimentos sempre bem assados e, durante o preparo, evite o uso de manteiga ou azeite, preferindo óleo de canola ou girassol e acrescente frutas ao prato, como o abacaxi, que ainda dá uma força na digestão

– Para compor o prato principal, selecione uma opção de carboidratos, sugerimos que você escolha entre o arroz ou a farofa, misturando o escolhido com legumes ralados (cenoura, abobrinha) e farelos. O arroz pode ganhar um punhado de castanhas moídas, que o deixarão mais colorido e saboroso.

– A lentilha na refeição é decisão inteligente. Ela é rica em triptofano, aminoácido que se converte em serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar e pelo humor. E ainda tem ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Em uma colher de sopa, são cerca de 60 calorias.

– As frutas não devem ser poupadas. Frutas em abundância é a dica principal, opte pelas típicas da época como cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa. A cereja é fonte de melatonina, conferindo sensação de bem-estar e melhorando o sono; a uva é rica em antocianinas e flavonoides, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias; o pêssego tem betacaroteno, que dá uma força para manter a pele dourada; e o abacaxi é diurético, auxiliando na limpeza do organismo. Quando se está com vontade de algo “mais doce”, em vez do pêssego em calda, vá de uma fatia de abacaxi regada com canela (cerca de 40 calorias).

– Para a sobremesa, opte por uma fatia de bolo de chocolate diet (140 calorias), em vez de atacar o panetone (280 calorias a fatia de 80 g); 4 colheres (sopa) de banana congelada batida com cacau em pó (80 calorias) no lugar do sorvete (no sabor chocolate, 120 calorias a bola pequena de 60 g); e 5 unidades de cereja natural (40 calorias), em vez de cereja em calda (51 calorias em 1 colher de sopa).

– Com relação a bebida, beba drinques sem álcool, como um coquetel de frutas, sucos incrementados, batidas com limão, maracujá ou abacaxi. Há várias receitas fáceis de fazer, como a de uma bebida refrescante de laranja. Mas caso resolva beber álcool, troque os destilados (vodca, rum, uísque, cachaça, licor, gim, tequila) pelo vinho (107 calorias na taça do tinto). Além do teor alcoólico menor, é mais leve. E procure intercalar um copo de bebida com um de água. Outra troca inteligente é uma taça de champanhe (80 calorias) em vez de um copo de caipirinha com vodca (310 calorias), por exemplo.

No dia seguinte da festa, procure aderir um programa de desintoxicação. Faça refeições leves com verduras, legumes e frutas e principalmente beba muita água! A Itati desde já deseja a você e sua família boas festas!

plugins premium WordPress