Aposte num fim de semana relaxante para fugir do estresse

O ano novo está quase chegando, e a proximidade das festas de final de ano resultam numa correria sem fim. Muita coisa pra pensar ao mesmo tempo. A correria habitual somada as preocupações costumam causar estresse e cansaço.

Uma boa dica para recarregar as energias e mandar o estresse pra bem longe é apostar num final de semana relaxante. E, para isso, não é preciso passar dias em silêncio absoluto, nem gastar rios de dinheiro em um Spa.

Para ficar com pique novo é necessário cuidar do cardápio, do corpo e da mente. Pelo menos é o que aponta a fisioterapeuta Tatiana Matsuda.

O ano vai passando e sua cabeça já está em parafuso? A correria habitual somada as preocupações costumam causar estresse e cansaço. Que tal tirar um final de semana relaxante? E, para isso, não é preciso passar dias em silêncio absoluto.

Confira algumas dicas para ter um final de semana relaxante, que podem ser feitas em casa. Seguindo pelo menos algumas delas, sua segunda-feira será pura energia e bom humor.

Estique-se

Quando acordar, o ideal é não se levantar de imediato. “Abra os olhos sem pressa e, ainda deitado, abrace as próprias pernas e gire o corpo para os dois lados. Solte as pernas e mantenha-se em posição fetal, abrindo os braços em crucifixo por 20 segundos”, sugere a fisioterapeuta Tatiana.

Volte a ficar de barriga para cima e eleve as pernas, puxando-as com as mãos em direção à cabeça, tentando manter os joelhos o menos flexionados possível, mas sem forçar. Mantenha a posição por 20 segundos também.

Agora se sente na cama e faça uma automassagem para espantar as dores surgidas pela permanência longa na mesma posição durante o sono. Com quatro dedos, faça movimentos circulares na parte de trás do pescoço e vá descendo, sempre nas laterais para não atingir a coluna.

De pé, abrace a si mesmo e massageie a lateral das costas, subindo em direção aos ombros. Solte os braços e faça movimentos circulares com os ombros, girando o pescoço.

Relaxe os pés

Que tal relaxar os pés com um escalda-pés para estimular a circulação sanguínea dos membros inferiores, aliviando o estresse e o cansaço acumulado?

Para dar esse presente a seus pés, separe os seguintes itens: Bacia ou mini-ofurô, água quente, óleo essencial de lavanda e alecrim e sal grosso ou bolinha de gude.

Em uma bacia, coloque a água quente e acrescente as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos, ou seja, pontos do corpo onde há maior acúmulo de energia, por causa das tensões que aparecem no dia a dia.

Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedade relaxante, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de revigorar, irá desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor.

Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação. “Enxugue bem os pés e depois promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo”, diz a terapeuta Shirlei Fideles, do spa Otris.

O fisioterapeuta e terapeuta corporal Alexandre Pinkalsky, do SPA Urbano Graça & Harmonia, ensina uma automassagem para os pés: “Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. Nos pés existem pontos de reflexologia que correspondem aos órgãos, glândulas e estruturas do corpo. Ao massagear esses pontos reflexos, reduzimos as tensões em todo o corpo”, diz o especialista.

Como fazer: em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use a bolinha para massagear a planta do pé que está na frente, transferindo o peso do corpo para frente e para trás ao mesmo tempo em que rola a bolinha por toda planta do pé. Alguns pontos são mais doloridos do que outros, nesse caso mantenha a bolinha nos pontos doloridos por alguns segundos, ou até que a dor diminua. Normalmente cinco minutos de massagem em cada pé são suficientes para relaxar o corpo. “Faça a automassagem sobre uma superfície antiderrapante e com os pés descalços. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica”, completa Alexandre.

Pele revigorada

Para dar uma melhorada rápida na pele, muita gente recorre às máscaras caseiras. De acordo com a esteticista Maria Da Graça Eggers, elas não são proibidas, mas exigem muito cuidado: “há receitas de máscaras com limão, maçã e outras frutas cítricas que podem manchar a pele. O açúcar e o fubá também não devem ser usados mais de uma vez por mês no rosto, pois são esfoliantes muito fortes”.

A esteticista recomenda uma receita de máscara, que traz mais luminosidade à pele cansada. Você vai precisar de: 6 morangos batidos, 1 clara de ovo e 1 colher (sobremesa) de mel.

Misture os ingredientes até obter uma mistura cremosa e aplique na pele por 20 minutos.

Cardápio desintoxicante

As frutas são uma ótima opção para desintoxicar, pois a maioria delas possuem enzimas que atuam no fígado e na eliminação de impurezas. Não abuse do chá verde, apesar de suas propriedades diuréticas, pois ele contém cafeína, o que pode levar sua tranquilidade para longe.

A castanha do pará contém selênio, que favorece o bom humor, mas seu consumo não deve ultrapassar duas unidades diárias, lembrando que as oleaginosas em geral são bastante calóricas.

Abuse dos peixes, pois o ômega 3 contido neles aumenta a produção dos receptores de neurotransmissores como a serotonina. Abaixo, confira um cardápio para dois dias elaborado pela nutricionista Daniela Cyrulin, que promete mais energia e desintoxicação.

Dia 1:

Café da manhã:

1 xícara de chá verde + 1 fatia de pão integral com queijo cottage e geleia de amora Lanche da manhã: 1 punhado de oleaginosas (castanha do Pará, nozes, amêndoas) + 1 copo de suco de laranja

Almoço:

Broto de alfafa, agrião,talos de salsão, maçã verde sem casca em cubos + 3 colheres de sopa de arroz integral com tomate picado + 1 filé de salmão assado dentro do envelope de papel alumínio com shitake picado refogado

Sobremesa: 1 pêssego Lanche da tarde: 1 taça com salada de frutas + 1 tablete de chocolate meio amargo pequeno (30g)

Jantar:

Folhas verdes com nozes picadas + 1 quadrado de lasanha de peito de peru, queijo cottage e molho de tomate fresco com manjericão

Ceia:

1 xícara de chai indiano diluído no leite desnatado

Dia 2

Café da manhã:

½ mamão papaya com ½ pote de iogurte desnatado e 2 colheres de sopa de aveia em flocos + 1 xícara de infusão de pó da raiz de ginseng com mel

Lanche da manhã:

1 copo de suco de maçã, laranja e clorofila + 3 damascos secos

Foto: beber suco

Almoço:

Rúcula, alface, fatias de salmão defumado 1 filé de truta assado com raspas de limão, alecrim e tomate cereja + 3 colheres de sopa de arroz 7 grãos + ½ concha de lentilha

Sobremesa: 1 fatia de abacaxi Lanche da tarde: 1 taça de açaí batido com banana e pó de guaraná e 1 colher de sopa de granola

Jantar:

1 prato de canja (feita com arroz, batata em cubos, peito de frango, talo de salsão e temperos) + 1 colher de sopa rasa de queijo parmesão ralado

Ceia:

1 xícara pequena de cappuccino light

Por Ana Maria Madeira

Via: Minha Vida

plugins premium WordPress