Análise das águas de rios brasileiros tem resultado insatisfatório

A Fundação SOS Mata Atlântica avaliou os rios de 11 estrados brasileiros, seguindo os padrões do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O resultado foi alarmante, nenhum dos rios analisados tem a qualidade da água satisfatória.

Foram realizadas 49 análises entre janeiro de 2011 e março de 2012 em diferentes pontos, destas 75% foram classificadas como “regular” e 25% como “ruim”

“O resultado é um alerta para autoridades e também para a população, para que haja uma mudança de comportamento e a adoção de atitudes capazes de reverter este quadro. A tendência da situação da água no mundo é de agravamento dos problemas, sobretudo pelo crescimento das cidades e pelo mau uso deste recurso”, diz Malu Ribeiro, coordenadora do Programa Rede das Águas, da SOS Mata Atlântica.

A Fundação realiza este tipo de estudo desde 2009 e ainda não conseguiu nenhum resultado “bom” ou “ótimo” em águas brasileiras.

Confira a matéria e a lista completa de rios analisados no site do G1http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/aguas-de-rios-sao-classificadas-como-ruim-e-regular-por-sos-mata-atlantica.html

plugins premium WordPress