Blog

Água pode reduzir ou evitar a celulite?

É possível que sim. Isso acontece porque a ingestão de água na quantidade que nosso organismo necessita favorece inúmeras funções:

– funcionamento regular do intestino;

– eliminação de toxinas e substâncias indesejadas pelas fezes, urina e suor;

– regula a temperatura corporal;

– transporte de nutrientes e outras substâncias;

– entre outras.

As causas da celulite ainda não foram totalmente explicadas, mas há indícios de que estejam ligadas a fatores genéticos, hormônios, alimentação e sedentarismo. Portanto, não adianta tomar litros de água na esperança de acabar com a celulite. “Como a celulite está ligada à retenção de líquidos, beber água demais pode agravar o problema”, diz a médica inglesa Elisabeth Dancey, autora de The Cellulite Solution (“A Solução para a Celulite”). A especialista também desmente outro mito: o de que a água com gás poderia ser uma das causadoras da celulite. “Não há provas científicas de que o gás possa provocar celulite.”

A verdade é que não existe uma dieta específica para evitar esse problema. O melhor é optar por uma alimentação balanceada, com bebidas sem adição de açúcar, evitar álcool, gorduras e praticar atividade física regularmente.

Muito tem se falado no consumo de águas específicas para benefício à saúde. Portanto sendo a água potável, não existe diferença entre qual tipo de água a ser consumida. De maneira geral, o ideal é beber ao menos 2 litros de líquidos por dia, sendo 1 litro de água. Logicamente essa quantidade vai variar com a temperatura ambiente, umidade e prática de atividade física.

Fonte: Super Interessante | 100ideia.com.br