Blog

Academias ao ar livre: uma opção agradável e saudável para todas as idades

As academias ao ar livre vêm ganhando cada vez mais as praças, parques condomínios, clubes, residências e outros locais de circulação de pessoas, que acabam se tornando ponto de encontro para a comunidade, colaborando também para a melhoria da qualidade de vida.

O projeto Academia ao Ar Livre teve início com a Academia de Terceira Idade no ano de 2005, vindo de encontro ao programa Brasil Saudável, do Ministério da Saúde.

Tanto a Academia ao Ar Livre quanto a Academia da Terceira Idade estimulam a prática de atividade física em todas as idades, com especial atenção às pessoas com mais de sessenta anos. O conjunto compreende atividades para fortalecer, alongar e relaxar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano. A grande vantagem é que os aparelhos usam o peso e a força do próprio usuário para movimentá-los, garantindo mais saúde sem exigir grande esforço. Ainda, a academia ao ar livre é atrativa, contribuindo assim para o combate do sedentarismo, ajudando na promoção da saúde da população.

A única desvantagem encontrada até então, é que muitas pessoas fazem o uso dos equipamentos sem saberem ao certo se estão fazendo o uso correto. E, sabemos que para a atividade física render, é necessário instruções de um bom profissional para que essas atividades tragam apenas benefícios ao invés de dores e problemas musculares.

Por isso, a Itati tem algumas dicas para ajudar você a usufruir dessa vantagem com saúde:

– Não pratique todos os dias. Procure intercalar os treinos com descanso. O ideal é de três a quatro dias por semana.

– Exercite-se por cerca de cinco minutos em cada aparelho. Cerca de 25 minutos de exercícios por dia já é o suficiente.

– Respeite o seu corpo e o seu condicionamento. Não extrapole para não sofrer lesões ou ter dores.

– Para fazer qualquer exercício, procure se informar sobre como funciona cada aparelho e quais os grupos musculares que ele trabalha.

– Visite seu médico antes de começar as fazer exercícios. Ele poderá dizer se você tem alguma restrição.

Na capital gaúcha, as duas grandes academias ao ar livre localizam-se na Usina do Gasômetro e no Parque da Redenção, lugares de qualidade de lazer em Porto Alegre, os quais a Água Mineral Itati recomenda para bons momentos em família!

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest