Aapecan realiza campanha de doação de medula óssea

Desde 2007, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer promove junto ao Hemocentro de Porto Alegre campanhas para captar novas doações de medula óssea. De lá para cá, já foram mais de 22.000 cadastros de doação recolhidos pela Aapecan em Porto Alegre e região metropolitana.

Além das unidades regionais, a Aapecan percorre o Rio Grande do Sul com sua unidade móvel para incentivar a doação de medula óssea. E essa doação é bem fácil de fazer: você deve ter entre 18 e 54 anos, estar em com boa saúde, preencher o cadastro e fazer a retirada de 5ml de sangue para o teste de histocompatibilidade.

A doação de medula óssea é importante e necessária para muitas pessoas que sofrem de doenças como a anemia e a leucemia, que afetam principalmente o sangue e o sistema imunológico do corpo humano. A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos nossos ossos e produz as células que compõem o sangue.

A importância da doação está nas chances de encontrar um doador compatível. Entre familiares, a chance é de 35% de compatibilidade, enquanto entre pessoas não parentes essa porcentagem cai para 0,1%.

A doação, quando confirmada a compatibilidade, também é simples. É retirado 10% da medula da região pélvica posterior do doador em uma cirurgia sem cortes e com anestesia. Depois, um tratamento “destroi” a medula deficiente do paciente, e então ele recebe a medula do doador por meio de transfusão. Depois de 15 dias, a medula do doador já está regenerada, e a nova medula do paciente já começa a produzir novas células do sangue.

Faça parte também do cadastro de doadores da Aapecan. Confira no site da ONG a localização das unidades e fique de olho na Unidade Móvel. Ajude a conseguir mais cadastros para salvar a vida de ainda mais pessoas!

plugins premium WordPress