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A necessidade de manter o corpo hidratado

A água  é, sem dúvida, o nutriente mais importante para o organismo. Ela é essencial para eliminar substâncias desprezadas pelo corpo. Além disso, estabiliza a temperatura corporal e leva os nutrientes para as células.

Às vezes esquecemos de hidratar o corpo, e as consequências são muitas: mal-estar, tontura, cansaço e dor de cabeça.

Para evitar a desidratação é necessário bebermos em média 2 litros de água por dia e em pequenas doses, porém bem fracionadas.

Outras opções para manter o corpo hidratado, mas sem deixar a água de lado,  são os sucos, chás, vitaminas, limonada, água de coco e frutas. A melancia e o melão por exemplo, tem mais de 90% de água em sua composição.

Para medir o grau de hidratação devemos observar a urina: se ela estiver muito escura e escassa, pode ser um sinal de que  devemos tomar mais líquidos. Quando a urina se tornar amarela e clara  é sinal de que o corpo terá recuperado o equilíbrio hídrico.
Outros sintomas claros de desidratação são cansaço crônico, dores de cabeça e  letargia. Muitas crianças não reclamam de sede, mas podem estar desidratadas. Os picolés de fruta como, limão e abacaxi, são excelentes para hidratar as crianças através de uma forma prazerosa.

Nem toda bebida hidrata. As alcoólicas têm o efeito contrário. Quem bebe cerveja vai mais vezes ao banheiro e acaba perdendo mais líquido. O consumo antes de praticar esportes também aumenta as chances de desidratação.

As bebidas à base de carboidratos e eletrólitos e sucos de frutas cítricas e ricas em potássio como laranja, limão e acerola auxiliam no combate à desidratação.

Mas nunca esqueça, a água é a principal e mais rica fonte de hidratação, tenha o hábito de beber meio copo a cada meia hora. Isso fará com que seu corpo permaneça hidratado!

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