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A bicicleta como aliada: saúde, meio ambiente e segurança


Seja para praticar exercícios físicos, se divertir ou usar como meio de transporte, é cada vez mais comum encontrar pessoas andando de bicicleta nos parques e nas ruas das cidades. E não é à toa: as pedaladas trazem benefícios ao corpo e à mente!

Pedalar melhora a função cardiovascular e regula os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides, além de estimular o sistema imunológico e contribuir para a redução da depressão, da ansiedade e do estresse. “E, ao contrário de outras modalidades, o exercício não causa impactos sobre o joelho. Por isso, pode – e deve – ser praticado por quem está acima do peso”, lembra o ortopedista especializado em medicina do esporte Maurício Póvoa Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.


Para quem quer uma silhueta enxuta e bem definida, esse é um esporte maravilhoso. “Em 40 minutos de pedaladas, ocorre a queima de 300 calorias, em média. Depois de 2 meses de exercícios, há um aumento de cerca de 25% da força nas pernas. Isso sem falar na definição dos músculos abdominais e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos e panturrilha”, conta Beto Liber, personal trainer da Academia Bodytech.


Para pedalar na rua, alguns cuidados são necessários. Veja quais são eles:
 
– Ande sempre a direita da pista.
– Use roupas chamativas, evitando, assim, o risco de colisões.
– Evite usar fones para escutar música: reserve sua audição para o trânsito.
– Não pedale na calçada, nem na contramão.
– Use capacete, óculos (para se proteger não só dos raios solares mas também de insetos e poeira) e luvas (pois são as mãos que tocam primeiro o chão). Aplique filtro solar na pele e nos lábios.
– Jamais pratique exercícios em jejum. Faça uma refeição leve e saudável: tome um copo de AdeS antes do treino, por exemplo. A bebida à base de soja lhe dará energia para você pedalar com disposição.
– Leve uma garrafa de água para hidratar-se.
– Evite avenidas, ruas e estradas com grande movimento.
– Use a buzina ou campainha para sinalizar suas manobras.

Por isso, optar por ir até o trabalho pedalando, é dar valor a saúde, ao meio ambiente e ao seu corpo. Pedalar com segurança, tanto na prática de esporte quanto no cotidiano, é trazer benefícios a si mesmo e a sociedade!


Fonte: Portal Vital

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