8 erros de higiene na cozinha

Na cozinha, podemos cometer pequenos erros de higiene sem nem mesmo percebermos. São coisas simples, mas que podem fazer a diferença para a saúde e até para o bolso. Confira quais são esses “errinhos” apontados pelo biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, e saiba como evitá-los para ter mais saúde!


1° erro:
Lavar carne debaixo da torneira.

Lavar a carne debaixo da torneira deixa-a esbranquiçada, e ao invés de “descontaminar” a carne, as bactérias existentes na água da torneira podem penetrar ainda mais nela. A única carne que deve ser lavada é a do peixe, para tirar suas escamas.
2° erro:
Colocar detergente direto na esponja.

O ideal é usar oito gotas de detergente em um litro de água para a lavagem da louça. Colocar o detergente diretamente na esponja contribui para o desperdício do produto e é mais difícil de enxaguar. Ainda, o restos de detergente podem ficar junto com os alimentos, o que pode causar problemas para a saúde

3° erro:
Usar tábua de carne de madeira.

As tábuas de madeira ficam impregnadas de bactérias depositadas nos sulcos feitos pela faca. O ideal é usar tábuas de plástico ou vidro para cortar os alimentos.

4° erro:
Sobre guardar comida quente na geladeira.

Não há problema algum em guardar alimentos quentes na geladeira. Isso não afeta o alimento negativamente. Haverá apenas um aumento no consumo de energia da geladeira que vai ter que trabalhar mais para esfriá-lo. Porém…

5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.

O ar quente que deve deixar o alimento vai encontrar uma barreira caso o recipiente esteja tampado, o que contribui para a proliferação das bactérias. Guarde o alimento na geladeira destampado e o feche duas horas depois.

6° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.

Se o leite condensado não for utilizado inteiro, abra a lata toda e transfira o conteúdo para outro recipiente. Fazer furos na lata contribuem para que as bactérias entrem e contaminem o alimento.

7° erro:
Ignorar as formigas.

Uma formiga pode parecer inofensiva. Mas elas podem ser tão ou mais perigosas que uma barata. Lembra que quando matamos algum inseto ele logo se enche de formigas em volta? Pois é, elas também carregam bactérias prejudiciais à saúde, e ao encontrar uma formiga em seus alimentos, descarte-os.
8° erro:
Soprar velinhas do bolo de aniversário.

Essa é uma tradição que pode não fazer tão bem. Ao soprar as velas do bolo, bactérias de saliva são liberadas. Essas bactérias podem produzir uma toxina que causa intoxicações alimentares. Também não é recomendado deixar o bolo fora da geladeira.

As dicas são simples e práticas para pôr em ação e deixar sua cozinha livre de ameaças para a saúde!

plugins premium WordPress