Blog

8 dicas para reduzir o consumo de água em casa

A água é um recurso limitado e esse período de calor intenso é ideal para revermos nossos hábitos de consumo e mudá-los de uma vez, não só temporariamente. O Sistema Cantareira, que abastece cerca de 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo, está em um nível de apenas 21,7% da capacidade total. Por esse motivo, a Sabesp criou uma campanha que dará até 30% de desconto na conta de água de quem conseguir reduzir o consumo em 20%, baseado na média de consumo dos últimos 12 meses. Você pode consultar seu gasto médio aqui.

A parte mais difícil de mudar um hábito é incorporá-lo. Passada a fase de adaptação, manter é muito mais fácil. Por isso, confira oito dicas simples e fáceis para diminuir o consumo diário de água em casa para sempre:

1. Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça. Uma torneira aberta pode gastar até 2,4 litros por minuto.

2. Jogue os restos de alimentos no lixo e dê um jato rápido de água na louça ao deixá-la na pia. Isso facilita na hora que você for lavar tudo, gastando menos água.

3. Reduza o tempo de banho para até oito minutos. Você gasta de 3 a 9 litros de água a cada minuto debaixo do chuveiro. Uma boa dica é levar o celular para o banheiro, colocar o despertador e colocar uma meta de redução de um minuto por dia. Para ganhar tempo a mais, feche o registro enquanto se ensaboa.

4. Não lave a calçada com a mangueira. Coloque um balde na saída de água da máquina de lavar e reserve. Vale coletar a água da chuva com um balde e reservar. Reutilize para jogar na calçada ou no quintal e termine o trabalho com uma vassoura.

5. Acumule roupa e louça para lavar tudo em uma só maquinada. Porém, a máquina também pode ser um vilão da conta de água, portanto só inicie um ciclo de lavagem quando ela estiver completamente cheia de roupa ou louça.

6. Feche bem as torneiras para não pingar e conserte vazamentos rapidamente. Torneiras pingando podem chegar a gastar quase 50 litros de água por dia.

7. Aperte a descarga somente pelo tempo necessário. Se a descarga da sua casa não é de duplo acionamento, preste atenção em quanto tempo você fica apertando. Os vasos sanitários antigos (produzidos antes de 2003) podem gastar até 20 litros por acionamento. Se for esse o caso, uma boa ideia é trocar a descarga para um modelo de duplo acionamento, que possui duas opções: uma que libera uma quantidade maior e outra que libera menos.

8. Lave o carro com um balde e não com a mangueira. Isso ajuda a controlar a quantidade de água gasta e evita o desperdício. Se você é adepto de lava-rápido, prefira as opções de lavagem a seco.

Adaptado via As Boas Novas

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest