Blog

11/fev

7 bebidas que hidratam muito bem no verão

O verão já começou e é bom cuidar do funcionamento do organismo nos dias de calor intenso e excessivo. Devem-se tomar uma série de cuidados nestas horas sensíveis. Somos feitos de água (em média 60% do corpo) e qualquer desequilíbrio pode levar a quadros dolorosos, como desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.

Dois litros de água é consenso a que todos chegaram – podendo variar de pessoa para pessoa. É importante manter sempre uma garrafinha de água por perto para não esperar que o organismo fique com sede. Antes da boca secar, você deve ingerir o líquido.

Foto (Foto: Arquivo)

Não somente a água tem poder de hidratar. Existem uma série de alimentos muito nutritivos e refrescantes. 

Água de coco: Além de refrescante e facilmente encontrada por todo o país, tanto em sua forma natural como industrializada, a água de coco contém poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de eletrólitos, perdidos com o suor por exemplo.

Foto (Foto: Arquivo)

Frutas ricas em água: Podem ser ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. O teor de fibras das frutas, assim como de verduras e legumes merece destaque e beneficia a saúde sob diversos aspectos, como saúde intestinal, sensação de saciedade prolongada, controle da glicemia e do colesterol. Alguns exemplos: abacaxi, melancia, melão, laranja, pera, uva, morango, entre outras.

Foto (Foto: Arquivo)

Sucos de frutas ou polpas congeladas (sem açúcar): Podem ser uma alternativa mais prática e rápida para a ingestão de frutas. Misturar alguns tipos de frutas diferentes e substituir a água por água de coco são alternativas simples e que ajudam a variar ainda mais a alimentação.

Foto (Foto: Arquivo)

Águas aromatizadas: Ótima dica para aqueles que rejeitam a água pura. Gotas de limão, folhas de hortelã e frutas picadas acrescentam sabor à água de maneira suave e refrescante, além de contribuir para o visual da bebida, que se torna ainda mais atraente.

Chás: Quentes ou gelados é possível usar a criatividade e criar diferentes combinações com ervas e especiarias de sua preferência.

Cerveja: A boa surpresa nessa lista de produtos é a tão conhecida cerva. Constituída por aproximadamente 95% de água, a cerveja é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas pelos brasileiros e desde que consumida de forma moderada (1 a 2 latinhas de 350ml/dia) também pode ser uma aliada da hidratação. Isso porque seu baixo teor alcoólico (entre 3 e 8%) não é suficiente para comprometer seu efeito hidratante.

Então, não se esqueça, em dias quentes e/ou durante a prática de atividades físicas, a atenção com a hidratação merece atenção redobrada, já que nestas condições a perda hídrica é ainda maior e representa papel fundamental no rendimento físico e mental. Portanto, combine a água com as sugestões de alimentos e bebidas citados e mantenha sua hidratação em dia.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest