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25/fev

10 formas de ser uma pessoa mais saudável

É difícil dispor de muito tempo para cuidar de si mesmo. No entanto, é perfeitamente possível tomar algumas decisões diariamente que podem mudar nossa saúde e salvar a nossa vida a longo prazo. Vamos conhecê-las?

Reduza o consumo de sal

O consumo excessivo de sal pode causar hipertensão, problemas renais e até cardíacos. A dica é evitar salgadinhos, embutidos e molhos enlatados, que são ricos em sódio, principal componente do sal. Não colocar o saleiro sobre a mesa durante as refeições também pode ajudar a desestimular o consumo.

Tome mais água

Não existe uma quantidade exata de água que deva ser consumida para manter o organismo saudável. A dica é beber o suficiente para que a urina tenha aparência clara, não aquele amarelo forte. Já durante as refeições, o ideal é não ingerir nenhum tipo de líquido, pois ele causa uma dilatação do estômago, podendo fazer com que uma quantidade maior de alimentos seja ingerida.

Não fume

As recomendações para ajudar driblar a vontade de acender um cigarro são: fazer exercícios físicos, tomar muito líquido e mascar chicletes ou um pedaço de canela. O ponto principal é evitar as ‘situações-gatilho’, aquelas que desencadeiam a vontade de fumar. Por exemplo, se uma pessoa sente mais vontade de fumar quando toma café, ela pode tentar tomar café com leite, ou mudar de bebida.

Saia do sedentarismo

Uma ideia para avaliar como anda a média de movimentação diária é andar com um pedômetro, um dispositivo simples que marca o número de passos dados. A quantidade recomendada para um bom condicionamento físico é de 10.000 passos diários.

Faça um check-up

Na série de atitudes negligenciadas pela falta de tempo, as consultas ao médico costumam estar presentes. Diante da ocorrência de dor ou alguma queixa específica, o ideal é procurar um especialista para avaliar o problema. Porém, mesmo sem qualquer reclamação, fazer um acompanhamento médico regular ajuda a detectar prematuramente e prevenir o aparecimento de diversas doenças. Veja os exames que devem ser feitos em um check-up.

Dormir mais

Para quem quer dormir mais e ter mais qualidade de sono, algumas dicas são: – Não comer em excesso à noite, nem ir dormir com fome – Não ficar pensando nos problemas quando estiver deitado, é melhor anotá-los em uma agenda e pensar na manhã seguinte – O stress e o excesso de atividade durante o dia também prejudicam o sono, por isso o ideal é encontrar um equilíbrio

Alimente-se bem

Melhor do que fazer dietas, é evitar o consumo de frituras e alimentos ricos em gordura. Também é importante ingerir uma grande variedade de frutas e verduras. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de cinco porções de 80 gramas cada de frutas, verduras e legumes, para que as quantidades necessárias de vitaminas e minerais sejam obtidas. Esses alimentos ajudam a evitar diversas doenças e prevenir a obesidade. Verduras cruas são preferíveis, por terem mais fibras, o que ajuda na digestão.

Não exagere no álcool

Não é necessário abolir completamente a bebida para ter uma vida mais saudável. De acordo com a nutróloga Maysa Guimarães, a quantidade recomendada é de uma dose diária. Um cálice de vinho é a melhor opção, pois possui resveratrol, substância antioxidante e que previne o aparecimento de doenças cardiovasculares. Bebidas mais calóricas, como a cerveja, devem ser evitadas, principalmente porque costumam ser consumidas com acompanhamentos pouco saudáveis.

Esqueça refrigerantes

Tanto para emagrecer quanto para ser mais saudável, é recomendável cortar o refrigerante da dieta. Mesmo as versões light e zero, de baixa caloria, têm muito sódio e provocam modificações no metabolismo, tornando-o mais lento e provocando um acúmulo maior de gordura no organismo. As melhores opções são sucos naturais e chás. No caso dos chás em lata, é preciso tomar cuidado com a quantidade de adoçante presente nessas bebidas. O tipo de adoçante considerado mais recomendado é o esteviosídeo.

Adaptado de Veja.

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