Blog

10 atividades diárias que podem prejudicar sua saúde

Algumas atividades são tão comuns em nosso dia-a-dia que nem percebemos como elas podem afetar nossa saúde. Por isso é importante que você esteja atento aos seus hábitos para que seja possível administrá-los da melhor maneira. A seguir, confira algumas atividades diárias que podem prejudicar sua saúde:

1. Passar muito tempo sentado- Um estudo comprovou que mesmo para pessoas que fazem exercício regularmente, passar um longo período sentado pode danificar a saúde. Tente reduzir o tempo que você passa sentado, intercalando com pelo menos alguns minutos de caminhada, mesmo que seja dentro do escritório.
 
2. Dormir demais- Da mesma forma que dormir pouco é prejudicial à saúde, dormir demais também tem efeitos negativos. De acordo com um estudo, pessoas que dormem por mais de 9 horas por noite correm 41% a mais de risco de ter doenças cardíacas do que aquelas que dormem de 7 a 8 horas de sono.
 
3. Olhar para telas- Passar muito tempo do seu dia olhando para telas de computadores e celulares pode causar danos não apenas à sua visão, mas também à sua expectativa de vida. Segundo pesquisas, gastar mais de 4 horas diárias em frente a telas aumenta os riscos de ataques cardíacos e derrames a 113%.
 
4. Tomar remédios com muita frequência- Utilizar remédios para tratar problemas como insônia e ansiedade pode reduzir a expectativa de vida de uma pessoa. Por isso, procure evitar medicamentos quando não for realmente necessário.
 
5. Não ter senso de humor- Ter um bom senso de humor pode ajudar nos cuidados com a saúde. Rir reduz o estresse, ajuda o sistema imunológico e alivia as emoções, além de também queimar calorias.
 
6. Muito tempo gasto no trânsito- Se você gasta muito tempo no trânsito para ir ao trabalho ou à instituição de ensino onde você estuda, sua saúde pode ser prejudicada. Seus níveis de estresse provavelmente aumentarão e o tempo que você poderia gastar com exercícios físicos, por exemplo, é gasto no trânsito.
 
7. Estresse- Você provavelmente já sabe que o estresse é danoso à sua saúde por afetar negativamente o sistema imunológico. Mas um estudo verificou que pessoas estressadas também sofrem efeitos no DNA, tendo conexões importantes diminuídas, o que faz com que os genes se degenerem mais rapidamente.

8. Ser antissocial- Da mesma forma que o estresse afeta nossa saúde, a solidão também pode ser prejudicial. De acordo com um estudo, pessoas que se mostram mais satisfeitas com seus amigos e suas famílias tem chances de viver por mais tempo do que aquelas que têm uma análise ruim de suas relações.
 
9. Alimentação incorreta- Alimentos industrializados prejudicam a saúde devido à grande quantidade de conservantes que possuem. Se sua alimentação é composta principalmente desse tipo de comida e você não ingere muitas frutas e vegetais, é importante que você procure mudar esse fato.

10. Não ter o hábito de beber água- Nenhum desses cuidados citados anteriormente serão válidos se durante o seu dia você não ingerir muita água. Beber cerca de 2 litros por dia, em porções pequenas a cada meia hora, melhora seu rendimento, controla seu sistema digestivo, previne doenças, deixa a pele saudável e colabora com todos os outros pequenos cuidado que você deve ter no seu cotidiano.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on Pinterest